© Copyright 2018 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções

Santanenses são destaque no fisiculturismo do RS

 

Neste dia 30 de outubro, é celebrado o Dia do Fisiculturista, e a data tem como objetivo homenagear aqueles atletas que se dedicam ao fisiculturismo. 

 

O fisiculturismo, que também é conhecido por culturismo, é considerado um esporte de competição, onde os atletas trabalham os músculos do corpo em busca de hipertrofiá-los, ou seja, aumentar a massa muscular o máximo possível. O objetivo da modalidade esportiva não é testar quem levanta mais peso, mas quem possui a melhor definição dos músculos do corpo.

 

Nossa reportagem conversou nesta data com três atletas santanenses, que se dedicam ao fisiculturismo na Fronteira. 

 

Rafael Gonçalves, 29 anos, Policial Militar

 

 

Rafael começou sua vida no fisiculturismo enquanto estava em Porto Alegre, treinava na Academia Moinhos e um professor do local ao ver o seu físico disse para o santanense que ele tinha condições de participar de campeonatos. Na sequência fez a indicação de um coaching que, envia mensalmente um protocolo com dieta, treinos, suplementos, hormônios e tudo necessário para o atleta.

 

A cada semana o Policial Militar envia um feedback para o coaching sobre como está sendo sua evolução e fotos. O santanense logo no seu primeiro campeonato, tirou o terceiro lugar na cidade de Pelotas.

 

Atualmente, Rafael tem uma dieta de quatro a cinco refeições por dia, treina seis vezes durante a semana em treinos protocolados, ingere em torno de 4 mil calorias para obter uma massa grande e seu pós treino conta com exercícios de cardio. O atleta santanense participa da categoria ''Men's Physique.

 

Lucas Oroná, 25 anos, trabalha na loja Matéria Prima Suplementos

 

 

Já com um certo tempo de treino pesado e vivendo uma rotina de fisiculturista, Lucas teve o incentivo dos amigos Pedro Dourado, Vanessa de Menezes, Thales Oliveira e de sua esposa Ana Augusta Fernandes, que em conjunto com sua vontade de viver mais afundo o esporte o fizeram entrar efetivamente no fisiculturismo. 

 

''Hoje o fisiculturismo é indispensável na minha vida pelo motivo não só da rotina, mas também por me ensinar muita coisa sobre como agir, me comportar, disciplinar, é uma filosofia de vida onde aprendemos, nos privamos de muitas coisas por um motivo maior, não só para aqueles momentos de palco, mas por ter chegado no meu melhor físico e ter dado tudo que podia no momento, essa é a maior satisfação do atleta'', declarou Lucas. 

 

O atleta contou que para manter seu físico não existe nenhum segredo, somente dieta e treino durante todo o ano. Neste momento ele se encontra em um período de descanso entre competições, visando melhorar alguns pontos no físico, então ele procura aportar uma maior quantidade de calorias durante o dia, deixando pra comer ''bobagens'' somente em uma refeição a sua escolha no sábado, que serve ''Para tirara aquela vontade de comer besteira'', contou ele. Treino pesado e alimentação voltada pro objetivo, é a dica do fisiculturista. 

 

Renan Peres, 24 anos, Personal Trainer na academia MP Fit

 

 

O Personal Trainer contou para nossa reportagem que começou a treinar com seus 16 anos, treinando na época por hobby. Na sequência, se apaixonou pelo esporte e mudou seu foco. ''No começo minha família não entendia, eram contra suplementos e tudo mais, com o tempo, eu mesmo fui tentando fazer eles entenderem o esporte e comecei a ir em campeonatos da minha cidade, posteriormente do estaduais e nacionais, e minha família entendeu e começou a me apoiar'', contou o atleta e completou, ''Hoje em dia são muito orgulhosos dos meus resultados e acreditam muito em mim, minha relação com eles sobre isso é muito tranquila''.

 

Renan contou que sua força de vontade de ir atrás de conhecimento sempre foi grande, com o atleta pesquisando treinamento e nutrição. No início, ele relatou que fazia muita coisa errada, mas com o tempo foi aprendendo e continua nessa jornada de aprendizado a cada dia mais. Segundo ele, sua fase off não muda muita coisa para a fase contest (quando está em preparação para algum campeonato), com o santanense sempre mantendo sua dieta firme, realizando no mínimo seis refeições por dia e usando os suplementos básicos. Além disso, o Persona Trainer garantiu que Nutrição é tudo nesse esporte, é necessária uma boa alimentação, muita pesquisa e a continua busca pelo melhor para o corpo são os segredos para o resultado desejado, junto com muita disciplina. 

 

Atualmente o atleta esta em preparação para competir o dia 02 de novembro em Porto Alegre, pela Copa Bodybuilding, campeonato regional do Rio Grande do Sul, e logo após em Curitiba, onde acontece o Campeonato Nacional de Fisiculturismo, que será realizado pelo atleta profissional Rafael Brandão no dia 15 de dezembro. ''Acredite em si mesmo, se você acreditar, você pode. Você tem que sentir prazer em treinar e fazer dieta, tem que gostar do que faz, pois a única pessoa que vai impedir seus resultados é você mesmo. 

 

Renan deixou seus agradecimentos aos seus apoiadores, que são a Matéria Prima Suplementos, a academia MP Fit, seu treinador Helmo Dillemburg, sua farmácia de manipulação Natudermefarma e a reportagem do Sentinela, ''pela oportunidade de poder falar sobre esse esporte que eu amor''. O atleta deixou a seguinte frase também sobre o esporte, ''O fisiculturismo é o esporte da mente, aqueles que tiverem melhor controle sobre ela, se sobressairão''.

Please reload

Veja + Notícias

Please reload

logo white.png