© Copyright 2018 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções

Com primeira etapa do Enem no domingo, especialistas dão dicas aos candidatos

Um esquema especial da Polícia Rodoviária Federal protegeu caminhões dos Correio que fizeram a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (30).

 

A primeira etapa do Enem ocorre neste domingo (3), às 13h, com a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Com a proximidade da data, os especialistas orientam para que os candidatos não acelerem nem diminuam a frequência de estudos.

 

A primeira dica é revisar o conteúdo. Por isso, nesta quinta-feira (31), um aulão promovido pela prefeitura de Porto Alegre ocorre, às 15h, no Auditório Araújo Vianna. Mais de 2 mil estudantes são esperados.

 

O professor Fabrício Indrusiak sugere aproveitar o tempo para organizar os estudos. Para ele, quando o aluno revisa o conteúdo, em vez de procurar algo que não estudou, ele aumenta a confiança no que já sabe.

 

"Na véspera de uma maratona tu não vais correr 40km, 50km. Tu vais fazer um treino de recondicionamento, pegar leve, dormir bastante, descansar. É preciso ter calma e paciência."

 

Este ano, com as mudanças no calendário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enem e Vestibular ficaram em datas muito próximas: o Exame nacional nos dois primeiros fins de semana do mês (3 e 10), o Vestibular nos dois últimos (23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro).

 

"É complicado, é massacrante, é para os fortes", diz o professor Luiz Ferrari. "Ambas as provas têm cinco horas. Essa galera já está 'simulada', mas, para a hora da prova, é outra coisa."

 

Outra dica dos professores é relaxar e manter a rotina. A psicopedagoga Janice Ferrai diz que ter hábitos tranquilos e horários regulares de sono é essencial.

 

"Evitar ficar sozinho, na frente do computador ou em redes sociais. Fazer alguma coisa que goste."

 

A auxiliar administrativo Mariana Zambrano precisa conciliar os estudos com os cuidados com os filhos e a casa. Ela pretende retomar os estudos em Administração, já que teve de interromper devido à gravidez. Uma nota alta no Enem é determinante para isso.

 

"É uma ou duas horas por dia. Não tem como ser mais do que isso. Saio de casa, levo um [para a escola], volto, levo o outro, tem que fazer comida. É bem puxado."

 

Os portões abrem, em todos os locais, às 12h, e fecham às 13h. O tempo de exame passa a contar a partir das 13h30, e o término está marcado para as 19h. A segunda etapa acontece no dia 10 de novembro.

 

 

Please reload

Veja + Notícias

Please reload

logo white.png