Santa Casa recebe pacientes COVID de Rosário do Sul



Na tarde da última quinta-feira (03), a reportagem do Sentinela 24H conversou com o Administrador da Santa Casa de Misericórdia, Sergio Oliveira, sobre a chegada de pacientes COVID de Rosário do Sul para se internarem no hospital de Santana do Livramento.


Essa situação se deve ao colapso do sistema de saúde do município vizinho, que vem registrando um crescimento preocupante no número de casos ativos e de hospitalizados, desencadeando a necessidade de outras cidades receberem pacientes vindos de Rosário e prestarem esse apoio.


"É mais um sentimento de humanidade o que nós estamos fazendo com Rosário do Sul", definiu Sergio. Segundo o administrador, o hospital da cidade vizinha se tornou praticamente um hospital de COVID, e por tanto Livramento ofertou uma ala na Santa Casa para auxiliar, sendo que isso não irá prejudicar em absolutamente nada os santanenses.


Os pacientes vindos de Rosário estarão internados em uma ala separada, preparada previamente com o apoio do Secretário da Saúde, Eder Fialho, que já cedeu um técnico. Além disso, a equipe do Pronto Socorro já se dividiu, com uma parte indo trabalhar nessa ala.


No momento da entrevista, dois pacientes já haviam chegada, e era aguardada a chegada de mais dois. Além deles, outros dois também deveriam vir nas próximas horas, com uma previsão inicial de seis pessoas de Rosário internadas em Livramento.


As cidades de Dom Pedrito, Alegrete e São Gabriel também estão prestando esse apoio e recebendo pacientes. "Não poderia ser diferente aqui", afirmou o Administrador do hospital.


Questionado sobre se a Santa Casa estava preparada para atender os pacientes de Rosário em caso de um aumento do número de hospitalizados de Livramento por COVID, Sergio tranquilizou a comunidade, "Tem tranquilamente condição de abrigar essas pessoas".


Ao todo, o hospital conta com 36 respiradores em uma suposta necessidade de suporte respiratório. Além disso, mais camas podem ser colocadas em quartos, e caso necessário, o número de funcionários e de médicos deverá ser reforçado.


Foto: Lucas Bichinque | Sentinela 24H

573 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções