Projeto "Atitude" vem para Livramento realizar pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis



Na manhã desta segunda-feira (22), a reportagem do Sentinela 24H conversou com uma equipe de pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento, que através do projeto Atitude vem à Santana do Livramento realizar uma pesquisa de nível estadual, sobre doenças sexualmente transmissíveis.


A equipe composta por quatro entrevistadores e dois enfermeiros, tem como objetivo através do projeto, mapear no Estado do Rio Grande do Sul o índice de DST's. "Atitude" é um projeto piloto que se inicia pelo RS, e a pesquisa será realizada em algumas cidades, entre elas Livramento.


Os pesquisadores estarão indo em determinados bairros mapeados junto ao IBGE, e nas residências devem sortear o primeiro morador que fazer aniversário mais próximo da data em que a visita é realizada.


Esse morador então é convidado a responder um questionários e fazer uma coleta biológica, de sangue. Essa coleta somente a pessoa tera acesso aos resultados, onde será feito gratuitamente todos os exames. A entrevista é individual e sigilosa, e só o entrevistado tem acesso aos seus resultados.


O resultado geral será divulgado em forma coletiva, e com ele a Secretaria Estadual de Saúde do RS terá como mapear e criar políticas públicas de saúde, tanto para prevenção quanto para tratamento de doenças.


A equipe do projeto "Atitude" deve permanecer por volta de 8 dias na cidade, e o primeiro passo dado foi entrar em contato com as autoridades, através da Brigada Militar, para avisar sobre o trabalho que será realizado nos próximos dias, além de divulgar a ação, assim transmitindo segurança para a comunidade.


Confira a entrevista na íntegra:



Foto: Yuri Teixeira | Sentinela 24H

106 visualizações0 comentário