Novo pico, futebol e bandeira: Secretário fala sobre a real situação do Covid-19 em Livramento

Na manhã desta quinta-feira (23), a reportagem do Sentinela 24H® foi até o Secretário de Saúde de Livramento, Éder Fialho, para levar questionamentos da comunidade, após serem confirmadas 2 mortes por Covid-19 em poucas horas, no município.


Segundo o titular da pasta, as duas vítimas estavam na UTI a alguns dias, sendo que um dos pacientes estava há 10 dias, sem ter quadro de melhora até seu falecimento.


Sobre os internados, ele aponta que há 3 pacientes internados na ala Covid e o resultado chega às 15h 30min, já o Santanense que está em Santa Maria, "é um caso considerado recuperado do Covid-19, sendo que ele permanece no hospital por outras patologias."


Com o acréscimo de mais casos e os óbitos, Éder ressaltou sobre a possível mudança de bandeiras de Livramento, "Temos que ter coisas bem claras, tivemos dezenas de casos ativos, baixamos para 8, e agora estamos com 24 casos, sendo que tivemos 2 picos de 9 e 8 casos por dia, que tiveram vetores dentro do grupo familiar, passando para os demais parentes, sendo que estão todos em isolamento e acompanhados pela Secretaria de Saúde. Com relação a troca de bandeira, parece não estar dependendo só de nós, pois a bandeira é estipulada a partir dos números da região".


Sobre medidas fortes que poderão ser tomada nas próximas horas em Livramento, o Secretário de Saúde frisou, "Vamos ter uma reunião as 9h 30min, para ajustar certos pontos como por exemplo o tão falado futebol. Em todos os casos confirmados até o momento, nenhum partiu do futebol, pois do esporte que é praticado em equipe, só vamos saber na próxima semana, se ele fez ter acréscimos de casos através dos jogos". Éder ainda ressalta que do lado uruguaio nunca parou, "muitos brasileiros seguiram sua rotina de esportes do lado uruguaio, onde as quadras funcionavam normalmente."


Além do encontro com o Prefeito e demais autoridades de Livramento na quinta-feira (23), na sexta-feira, é a vez da reunião ser entre os governos dos dois lados da Fronteira da Paz. , "queremos tomar medidas unificadas, ou seja, se fechar de um lado, queremos que feche do outro. Se ficar liberado, vai ser mantido pelo outro". destacou.


Por fim, o Secretário faz um apelo a comunidade, "vejo muitas pessoas sem máscara no centro, eu mesmo já dei várias máscaras para pessoas, pois já carrego comigo outras sabendo que posso passar por situações como esta. Assim como você pode pegar o Covid-19, você também pode passar para outras pessoas". Outro ponto colocado pela autoridade é que as fake news, como é colocado na internet, "dizem que livramento recebe tanto por óbito, isso não existe em Livramento ou nenhum lugar do Brasil. Nós recebemos investimentos para salvar vidas, não por óbito, sejam mais responsáveis quando comentarem nas postagens, pois pode gerar o ciclo de informações erradas", finalizou Éder em entrevista ao repórter Lucas Bichinque.


Foto: Lucas Bichinque | Sentinela 24H


967 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções