Família pede desesperadamente por ajuda para santanense com graves problemas de saúde



Desde a noite da última sexta-feira (12), o Sentinela 24H acompanha a história dos irmãos Dejalma e Airton, ambos com problemas de saúde, sendo que o primeiro foi encaminhado em estado grave até à Santa Casa de Misericórdia.


Após receber atendimento, ele foi enviado novamente para sua casa, e nossa equipe esteve na manhã deste sábado (13) acompanhando um pouco mais da história dessa família, e dando voz a um apelo desesperado de ajuda.


Segundo relatou Airton, tanto ele quanto Dejalma sofreram AVC's, porém seu irmão acabou ficando em estado mais grave, não conseguindo se locomover sozinho e precisando ajuda para o seu dia a dia.


Apesar dos problemas de saúde que enfrenta também, Airton jamais deixou de cuidar de seu irmão. Porém, devido ao acidente cardiovascular sofrido também por ele, o homem já não tem forças no braço e na perna direitos, precisando constantemente da ajuda dos vizinhos que sempre estão presentes, para poder movimentar o irmão.


Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas pelo irmão, Airton não conseguiu expressar com palavras a tristeza enfrentada por ambos, porém seus olhos cheios de lágrimas entregavam o sofrimento do homem por não poder fazer mais.



Os dois irmãos vivem em uma casa na Rua Francelino Cursino dos Santos nº 227, no bairro Parque São José. Durante a entrevista, familiares relataram que Dejalma dorme em um sofá, pois a família não tem condições de coloca-lo em outro lugar. Além disso, os santanenses enfrentam dificuldades para conseguir alimentos, e na situação da casa em si. "Quando chove, aqui dentro chove como na rua", contou Airton.


Em um apelo para a comunidade da Fronteira da Paz, Airton pediu ajuda para fraldas de uso adulto, tamanho GG, "Ele usa duas por dia". Além de produtos alimentícios, a família pede encarecidamente por uma cama para que Dejalma possa descansar melhor, e uma cadeira de rodas para poder locomove-lo.


Outra situação preocupante são as condições da sonda utilizada pelo homem, que está em uma situação precária. Qualquer ajuda pode ser entregue no endereço da família, junto com alimentos e até mesmo materiais de construção, para que as condições da casa possam ser melhoradas.



Fotos: Lucas Bichinque | Sentinela 24H

2.101 visualizações0 comentário