Entre Vírgulas: O meu amigo secreto



Começo a minha crônica com a frase do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry que diz: "O essencial é invisível aos olhos, mas, perceptível ao coração".


Quando tirei o pequeno papelzinho do amigo secreto do pote, estava na expectativa de quem seria. Fazemos sim, suposições do amigo a ser tirado (um conhecimento intuitivo).


Será homem, mulher, gordo, magro, sério, sorridente, cabeludo, careca, dançante, parado, enfim, eu poderia listar aqui uma intimidade de coisas. Mas ok, deixa pra lá...


Qual não foi minha surpresa ao abrir o minúsculo papel e estupefata e perplexa visualizar o nome do meu amigo!


Pois é, ali começava a minha aflição, o meu nervosismo, minha inquietação. Acontece, que eu não conhecia o meu amigo secreto! Nada dele eu sabia, a não ser o nome. Era invisível para mim. Não sei como ele é, do que gosta, sua cor preferida, seu time de futebol, sua comida predileta, seus hobbies, seus hábitos, etc...


Como então lhe presentear? Com o quê? Não possuo referência alguma! Estou no preto e branco, no arroz sem sal, na água morna. Mas isso não faz parte de mim... Ficar na corda bamba, na indecisão. Vamos voltar então para a frase inicial e pensar pelo lado positivo, pelo lado bom das coisas que a vida nos proporciona.


Será que realmente não o conheço? Penso que conheço sim, através de meu coração, pois posso sentir uma presença em cada pensamento meu, em cada pergunta sem resposta, no nervosismo da escolha do presente, na preocupação de agradá-lo.


Quando ocupamos um lugar na mente de alguém, mesmo que não o vejamos ele estará presente. Em tudo isso ele se encontra, pois neste exato momento (eu que não o conheço fisicamente), o coração dita as regras. Espero que no momento do encontro e do conhecimento, se faça presente, a confirmação dos sentimentos de euforia e alegria que regem a descoberta de um amigo secreto.


A partir de agora ele não fará mais parte do rol dos secretos. Então, eu convido:

- Vem meu amigo, me dê a mão e vamos caminhar juntos nesta linda estrada chamada AMIZADE! É um prazer conhecê-lo!



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo