Entre Vírgulas: A importância de um Pai!



Já tenho escutado muitas vezes pessoas que são criadas apenas por suas mães que "minha mãe", é meu "pai" e "mãe".


O papel do pai e da mãe são fundamentais na vida de qualquer ser humano e na falta de um, com certeza, ficará uma lacuna, pois neste caso não há substituição.


A função paterna é histórica e vai muito além. Essa relação entre pai entre pai e filho deve ser criada desde a concepção. É o pai que nos mostra responsabilidade, ética e lei. Isso constrói nossa identidade e personalidade. Esse elo é necessário para que a criança veja sua imagem no pai. E isso gera um vínculo que se torna referência para a criança. Essa identificação gera confiança e segurança na figura masculina.


A autoridade e o limite paternos serão decisivos no futuro da criança. Na falta, irão procurar de outra forma na vida adulta caindo muitas vezes em situação de risco, conflitos e perigo como álcool e drogas.


A criança que sofre essa lacuna tende a desenvolver um comportamento agressivo e dão ênfase ao isolamento. É o que muitas vezes eu pude acompanhar dentro da minha própria sala de aula.


O homem ao se tornar pai carrega a chance de ser um mundo para outro ser. Sua presença pode fazer toda a diferença, mas isso exige uma escolha, de querer desempenhar esse papel e ser um ser humano melhor.


Dizem que a presença do pai não é tão importante, que as mulheres são mais fortes, mais batalhadoras, multimídias, tantas coisas... E quantas leva uma família nos ombros com maestria? Realmente, merecem aplausos. Por isso muitas vezes os filhos dizem que o pai foi uma figura inexpressiva em suas vidas e nem sentem sua falta.


Mas abdicar da alegria e o carinho de educar um filho e de fazer parte da vida, do crescimento, das brincadeiras deles não anula o que suas presenças poderiam ter feito ou contribuído para a formação desses futuros adultos.


"NADA" substitui a presença de um pai, de um amor forte, carinhoso, abraço acolhedor onde a especificidade de seus sexo para a formação do filho vai ao infinito!


Feliz Dia dos País à todos os pais que com amor e carinho amam seus filhos!

47 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções