Deputado Zucco fará entrega de respiradores para a Santa Casa de Misericórdia



O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco nesta quinta-feira (21), a partir das 13h30min, na Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento. Lá ele participa da cerimônia de doação de dois respiradores artificiais (ventiladores pulmonares). O parlamentar fez a intermediação junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS) que desenvolve o equipamento devidamente certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.


Os respiradores são fundamentais para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. “A UCS é uma instituição que é referência no em todo país pelo trabalho comunitário que desenvolve, sem fins lucrativos. Assim que fizemos contato com a direção recebemos a imediata confirmação da doação”, explica Zucco.


O respirador começou a ser desenvolvido em maio de 2020, sob a liderança do professor Enoir Tonolli, coordenador do Centro Tecnológico da UCS, sob o nome de “Projeto Frank5010”. Para incrementar a produção do equipamento, a universidade firmou convênio com a empresa Meditron. Todo material e as peças empregados na fabricação são de procedência nacional. Isto permite substancial redução do custo de fabricação que fica em torno de R$ 20 mil.


Assim que tomou conhecimento da implementação do projeto, o deputado Tenente-Coronel Zucco trabalhou em conjunto com a direção da UCS em Brasília e que culminou com a conquistar a certificação junto à ANVISA.


Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Zucco

Foto: Celso Bender | Assembleia Legislativa

45 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções