Conheça a história de Janaina, a ''supermãe'' da menina Andra



Na tarde desta quarta-feira (06), os motoqueiros Verde e Pink estiveram na casa da jovem Andra e da sua mãe Janaina Fernandes Vargas, para conhecer a história de luta e amor dessa família.


Essa história de muita luta começou quando a mãe tinha seus 17 anos. Janaina engravidou e durante a ecografia o médico suspeitou que a jovem estava grávida de gemeos, porém após um sangramento foi constatado que Andra tinha gastrosquise.


Gastrosquise é um defeito na formação da parede abdominal permitindo que as vísceras abdominais como estômago e intestinos saiam por uma abertura. O médico aconselhou a gestante que ela pedisse a opinião de outros profissionais, mas as opções não eram fáceis.


Ou a mulher optava por um aborto, visto que as condições eram graves para a gestação, ou ela deveria viajar para Porto Alegre para ser tratada. Com o apoio dos familiares, Janaina foi para a capital do Estado e iniciou o tratamento, porém aos seis meses quando descobriu que esperava uma menina, outro fato grave aconteceu.


A jovem teve uma Eclampsia, que é uma complicação da gravidez que causa hipertensão arterial. Por causa disso, a mulher teve que fazer uma cesárea, e a recém nascida Andra foi diretamente para a mesa de cirurgia por oito horas. Após isso, foram mais quatro meses dentro da UTI, antes que mãe e filha pudessem retornar ao lar.


A pequena desenvolveu isquemia, epilepsia e paralisia cerebral devido aos problemas no nascimento. A mãe só conseguiu pegar a sua filha no colo com a pequena tendo dois meses. Porém desde o inicio foi um ''amor de almas'', declarou a mulher.


Hoje Andra tem 16 anos, e conta com todo o apoio de uma família muito unida. ''Ah gente vive para ela'', afirmou com muita felicidade a mãe. Janaina tem mais três filhos, e conta com o apoio de todos nos cuidados da irmã.


A mãe orgulhosa ainda relatou para nossa reportagem que Andra tem uma vida ativa, sempre aproveitando ao máximo, relembrando que a jovem teve uma linda festa de 15 anos no ano anterior.


Foto: Virginia Abreu Fialho | Sentinela 24H

613 visualizações0 comentário