top of page

Clima favorece e maior parte da soja gaúcha está na fase vegetativa

No Rio Grande do Sul, a estimativa de plantio de soja para a safra 2023/2024 é de 6.745.112 hectares, e a perspectiva de produtividade é de 3.327 kg/há, de acordo com dados da Emater/Ascar- RS.


Na Fronteira Oeste, a umidade é satisfatória para o desenvolvimento da cultura até o final de janeiro. Em Santana do Livramento, 95% da área está plantada. Há lavouras em excelentes condições junto a outras que apresentam falhas e baixo vigor. Em São Borja, as lavouras apresentam bom potencial produtivo. Em São Gabriel, as condições climáticas favoreceram a conclusão dos trabalhos de plantio e de replantio. As lavouras se desenvolvem adequadamente, embora sejam observadas falhas de população em algumas áreas.


Em Caxias do Sul, as lavouras encontram-se em fase de crescimento. A cultura não apresenta complicações significativas em relação à ocorrência de doenças ou infestações por pragas. Em Frederico Westphalen, 50% das lavouras encontram-se em fase vegetativa, 40% em floração e 10% em formação de grãos. Porém, algumas lavouras já dão sinal de estresse hídrico.


Em Passo Fundo, a cultura está atualmente em fase de desenvolvimento vegetativo (75%) e floração (25%). Em Pelotas, o plantio foi concluído, exceto em Santa Vitória do Palmar, onde a operação ainda não foi finalizada. A maioria das lavouras encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo, apresentando condições excelentes. Algumas áreas menores, que foram plantadas posteriormente e germinaram em períodos de excesso ou escassez de umidade no solo, estão sendo replantadas. O estado sanitário das lavouras é considerado excelente.


Em Santa Maria, a semeadura está tecnicamente finalizada. É possível observar lavouras em diferentes estágios, desde a fase de emergência até pleno enchimento de grãos. Houve avanço significativo nos trabalhos de aplicação de fungicidas e inseticidas. Em Santa Rosa, a maior parte das lavouras está em desenvolvimento vegetativo (60%); em florescimento, 35%; e em enchimento de grãos, 5%.


Em Soledade, a soja se desenvolve bem e 90% da produção está na fase vegetativa, 9% em florescimento e 1% em enchimento de grãos.


Tendência do Clima para o Rio Grande do Sul próximos dias

Nesta quinta-feira (25/01), a previsão é de sol em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre. A região norte ainda recebe chuva em formato de pancadas que ocorrem entre a tarde e noite, mas sem alertas. 

Entre sexta-feira (26/01) e sábado (27/01), a chuva se concentra na faixa norte do estado, podendo chover de forma isolada e rápida na Região Metropolitana de Porto Alegre no fim do dia. As demais regiões têm tempo firme e bastante sol.

As pancadas de chuva típicas do verão devem retornar a maioria das áreas gaúchas à partir do dia 29/01.


Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!


Créditos: Agroclima

 

0 comentário
bottom of page