top of page

Chargista santanense "Beto", vence concurso nacional e terá trabalho na capa de E-book da Fio Cruz

O talento de um gênio do desenho de Sant´Ana do Livramento, agora reconhecido a nível nacional. O chargista da Lince Comunicação, já com passagem por diversos outros veículos da Fronteira, Alberto Menezes, teve sua obra “Hero” agraciada com o primeiro lugar na chamada de desenhos do III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional As relações da Saúde Pública com a Imprensa, que começou no último dia 07 de novembro e encerrou nesta sexta-feira, em Brasília.


O evento, organizado pela Fio Cruz, teve como tema central o papel do jornalismo, a comunicação durante a Pandemia, e contou com uma vasta programação e presença de alguns dos mais importantes nomes da comunicação no país. Dentro do seminário, o espaço aberto para chargistas de mais de 30 países que enviaram suas obras para a seleção do E-book, livro digital do evento, que será lançado em 2023. Entre as obras selecionadas para a exposição que aconteceu ao longo da semana em Brasília, estava a obra do santanense Alberto Menezes que foi escolhida pelos jurados como a melhor e mais significativa ganhando do direito de estampar a capa da publicação que será lançada.


Questionado sobre o resultado, Beto Menezes disse estar feliz com o resultado obtido. “Estou realmente muito feliz. Algumas pessoas chegaram a me questionar se o prêmio é em dinheiro. Respondi que não e percebi que houve certa decepção. Expliquei que o desenho ficará na capa do livro. Mas, pense, é sobre um evento sobre ciência que trata sobre a Covid-19 e passamos por tantas coisas horrorosas por causa disso. Assim, dinheiro não seria nem justo. Esse é o resultado da opinião de muitas pessoas, ou seja, da união. Não sei se vencemos completamente, mas estamos em um momento melhor. Houve união entre as pessoas, tentamos ajudar uns aos outros. O mais importante é isso. Tudo parte de uma campanha que reflete a importância do estudo, da pesquisa para que a gente viva melhor. Assim, esse reconhecimento para mim é muito mais importante do que o dinheiro”, disse ele


A charge “Hero”, é uma sequência de um outro trabalho que havia sido feito com exclusividade para a Lince Comunicação nas postagens semanais assinadas pelo artistas no canais da empresa. A Versão anterior da charge “Hero” foi publicada no Facebook e Instagram da Lince Comunicação na última semana de janeiro de 2022.


De 24 de agosto a 10 de outubro, a comissão organizadora recebeu mais de 250 trabalhos de 33 diferentes países, como Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Marrocos, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. O destaque foi o Irã, com 35 autores inscritos. Do Brasil, a chamada recebeu trabalhos de Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Os desenhos recebidos foram avaliados por um grupo de 19 jurados da Fiocruz Brasília e convidados, que aplicaram como critérios criatividade, originalidade, pertinência ao tema, traçado e impacto visual. “Ficamos muito satisfeitos com a quantidade e, sobretudo, com a qualidade dos trabalhos recebidos. Nossa atividade cumpre o objetivo de mostrar a potência da comunicação visual para a síntese, a reflexão e a crítica de questões de saúde pública, tanto nacional quanto internacionalmente”, aponta Fabiana Mascarenhas, coordenadora de Marketing da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília.

Fonte: Lince Comunicação

0 comentário
bottom of page