Casos suspeitos de COVID-19 não estão cumprindo com isolamento, afirma Vigilância Epidemiológica



Na manhã desta quinta-feira (10), a equipe do Sentinela 24H foi até a Sede da Vigilância Sanitária conversar com a Enfermeira Gabriela Formoso, responsável pela Vigilância Epidemiológica em Santana do Livramento.


Entre os temas abordados durante a entrevista, a enfermeira relatou que já era esperado esse aumento no número de casos ativos de Coronavírus, confirmados e suspeitos, visto que a população está saindo mais, e consequentemente a circulação viral também aumenta.


Outro ponto que Gabriela esclareceu foi sobre os testes realizados no município. Desde o dia 02 de dezembro, os exames não estão mais sendo enviados para análise na Unipampa de São Gabriel, e sim para o LACEN, por isso existe uma demora de até uma semana para confirmação do laudo.


Essa demora também tem causado transtornos visto que as pessoas tem dificuldade de esperar o resultado dos testes em isolamento, o que faz com quem a Vigilância tenha que realizar um trabalho de conscientização sobre a importância desses casos suspeitos permanecerem em casa.


Diariamente, a Vigilância Epidemiológica recebe denúncias de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 que não estão cumprindo com o isolamento. "Hoje são 218 casos em análise, mais os 117 casos ativos, e temos que monitorar todos", afirmou Gabriela.


É esperado que os números aumentem com a questão das festas de final de ano, visto que as pessoas já estão organizando e aglomerações provavelmente vão acontecer.


Foto: Lucas Bichinque | Sentinela 24H

275 visualizações0 comentário