Caso Gabriel: em depoimento à polícia, homem preso no sábado nega participação em morte de jovem
O homem preso desde sábado (3) após supostamente afirmar ter matado o jovem Gabriel Marques Cavalheiro prestou depoimento à Polícia Civil no domingo (4) e negou participação no crime. Segundo a Brigada Militar (BM) Elton Luis Rossato Gabi, que era foragido, foi preso após o setor de inteligência da corporação receber uma informação de que ele teria comentado com outra pessoa ser responsável pelo crime.
Segundo José Bastos, delegado da Polícia Civil de São Gabriel, a versão apresentada pelo suspeito reforça a ideia de que a suposta confissão de Elton não explica o crime. A defesa do suspeito, que é feita pela defensora pública Valéria Brondani, afirma que não acompanhou o depoimento e não irá se manifestar. Elton também prestou depoimento para a Corregedoria da Brigada Militar no domingo, no qual ficou em silêncio e disse que só falaria em juízo. Na tarde desta segunda-feira (5), haverá audiência de custódia e o suspeito deve ser ouvido por um juiz. Prisão
O homem foi preso no sábado, em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, pela Brigada Militar, após supostamente afirmar ter matado o jovem Gabriel Marques Cavalheiro, em São Gabriel. Após ser levado à delegacia de pronto atendimento pela BM, ele foi conduzido para o Presídio Estadual de Santa Maria.
De acordo com a ocorrência policial feita na noite de sábado, a BM procurou o homem após receber uma informação do setor de inteligência de que ele teria comentado com outra pessoa ser responsável pelo crime. Ainda segundo o registro, os policiais militares prenderam Elton em frente a sua casa, no bairro Noal, em Santa Maria. A polícia não informou por qual crime ele estava foragido.
Elton então afirmou ter sido contratado para matar Gabriel por R$ 15 mil. Disse aos policiais que recebeu um aviso de que o jovem estaria na localidade de Lava Pé, em São Gabriel. Contou que foi ao local, matou Gabriel usando o cabo de um machado e usou seu carro para deixar o corpo no açude, onde o jovem foi encontrado.
O inquérito policial sobre a morte de Gabriel foi entregue ao Ministério Público na quinta-feira (1) e indiciou por homicídio triplamente qualificado os três policiais presos por morte do jovem. Segundo o delegado Luis Eduardo Benites, se a confissão de Elton preso for falsa, ele pode responder pelo crime de falsa comunicação de crime e contravenção penal.

Fonte: G1/RS