Apoio aos familiares das vítimas da tragédia da Kiss é tema de encontro em Santa Maria



A Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realizou, nesta sexta-feira, mais um encontro com foco em uma mobilização de apoio aos parentes e amigos das vítimas do incêndio e que estarão em Santa Maria para acompanhar o julgamento previsto para o dia 16 de março, no Centro de Convenções da UFSM. “O dia 27 de janeiro de 2013 é uma data que está marcada na história do país e na memória de centenas de pessoas que, direta e indiretamente, foram envolvidas pelos efeitos do incêndio na boate Kiss. E precisamos dar um suporte de estadia para as famílias que estarão aqui”, destacou Flávio Silva, presidente da associação, lembrando que "será importante a solidariedade e compreensão da comunidade neste momento  importante para a cidade e para todos os envolvidos".


A AVTSM coordena a criação de um coletivo cogestor multiprofissional e interinstitucional para apoiar os familiares das vítimas durante o período do júri. Foi formado um grupo com trabalhadores e gestores de diferentes instituições de Santa Maria que farão parte de uma rede de apoiadores com pessoas de diferentes lugares.


Segundo Flávio Silva, está acontecendo um mapeamento das famílias que têm intenção de estarem presentes no julgamento e também será criada uma tenda de cuidado em rede, próximo ao local do julgamento, com oferta de apoio de profissionais de saúde vinculados à UFSM, Universidade Francisca de Santa Maria, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Universitário (HUSM).


Durante o encontro, Flávio Silva destacou que para planejar o apoio e avaliar as necessidades das famílias é solicitado aos parentes de vítimas e sobreviventes que planejam ir ao julgamento em Santa Maria que enviem um e-mail para saudecoletiva@ufsm.br, com o título ‘familiar’ e com telefone de contato. Mais informações pelo telefone (55) 3220-8356, com Bruno Flores.


Fonte: Correio do Povo

23 visualizações0 comentário