Aplicativo que avisa exposição à Covid-19 pode ser implementado em Livramento



Na manhã desta quinta-feira (04), a reportagem do Sentinela 24H foi até o gabinete do Vereador Danúbio Barcellos, conversar sobre o projeto para implementar o aplicativo ''CovidApp'' em Livramento.


O aplicativo é um sistema de aviso de exposição à Covid-19 para quarentena inteligente e testagem seletiva, que trabalha utilizando os telefones celulares para detectar encontros entre usuários.


Caso um paciente seja confirmado como um caso positivo de Coronavírus, todos aqueles que estiveram a menos de 2 metros dele recebem uma notificação, para que entrem em contato com a Secretária de Saúde. Essa notificação é chamada de ''Aviso de Exposição'', e vale para casos suspeitos também em um período de 14 dias.


Segundo o Vereador, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores se mostraram receptivas a implementação do aplicativo como piloto em Livramento, porém se faz necessário o apoio da comunidade de duas formas.


O app tem um custo para ser implementado, que é somente para a manutenção do mesmo, e com isso se faz necessária a colaboração dos empresários do município. Além disso, a comunidade precisa aderir e fazer o download para que o mapeamento possa ser cada vez mais completo.


O aplicativo foi desenvolvido por Universidades, entre elas a UFSC e UFSM e está pronto para ser implementado, tendo um período de 30 dias para que possa ser instalado no município. Tratativas já estão ocorrendo com Rivera, para que seja implementado na Fronteira da Paz.


Foto: Lucas Bichinque | Sentinela 24H





149 visualizações0 comentário