Após 14 anos de luta, "Trem do Pampa" será realidade em Livramento

Na tarde de quinta-feira (14), a equipe do Sentinela 24h conversou com o santanense e ex vereador e atual Presidente do Movimento de Preservação Ferroviária o Sr. Sérgio Moreira, sobre o retorno do trem para Santana do Livramento.


Segundo relato, Sérgio Moreira afirma que a expectativa é no início do próximo ano o trem de turismo já esteja em atividade. "Eu lutei por muitos anos por esse momento e hoje posso afirmar que o projeto esta saindo do papel e no início do ano ele já vai estar fazendo a rota Livramento/Palomas." disse o ex vereador.


O projeto "Trem do Pampa" iniciou em 2007 quando estava acontecendo a Festa da Melancia e gostariam de um trem para levar as pessoas até ao local, mas não foi possível. A equipe do vereador na época foi até a cidade de Curitiba no Parana para conversar com o Presidente da ALL, sendo falado que o primeiro passo a ser dado seria a reforma do trecho de 158 km. Após isso foi criada uma comissão composta de vereadores de Livramento que também contou com a participação da Universidade Federal do Pampa para realizar o projeto.


Após 14 anos de espera o trem pode se tornar realidade no início de 2022 com um trem moderno com o mesmo modelo da cidade de Bento Gonçalves com o intuito de tornar Livramento cada vez mais destino dos turistas que vem para a Fronteira.


Atualmente as trilhos já estão recebendo manutenção e investimentos para melhorar o trajeto que vai ligar o turismo até Palomas.


Confira a entrevista na íntegra:



Foto: Yuri Teixeira / Sentinela24h

310 visualizações0 comentário