Ana Tarouco entra para a história como a primeira mulher eleita prefeita de Livramento



O domingo em Santana do Livramento foi diferente, movimentado, com poucas polêmicas e uma grande ansiedade por parte de todos, para saber o resultado das eleições 2020. Não só a comunidade, mas os eleitores, aguardavam ansiosos o resultado do TSE, que por problemas técnicos, demorava a atualizar os dados em todo país.


Próximo das 22h 30min, os resultados oficiais aparecerem e com 25,79% dos votos que correspondem a 11.712 votos, a Delegada Ana Tarouco foi eleita Prefeita de Santana do Livramento, sendo a primeira mulher na história escolhida pelo povo ao mais alto cargo administrativo do município. O vice Prefeito da chapa de Ana, Evandro Gutebier, atual vereador da cidade compõe a coligação "Endireita Sant'Ana".


Na Cãmara de Vereadores, houve muitas viradas, candidatos que começaram a contagem entre os primeiros colocados, acabaram ficando de fora na decisão final. A renovação da câmara foi ainda maior que na última eleição, chegando a 9 novos vereadores, que estreiarão seu trabalho no legislativo ou mesmo retornam a câmara após uma gestão fora, como o vereador Xepa Gisler.


Segundo as autoridades, o dia do pleito foi tranquilo e nenhuma irregularidade foi confirmado, apesar de várias denúncias. A Brigada Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal e Policia Federal ficaram a cargo da segurança dos locais de votação e dos eleitores, seja na zona urbana e rural de Santana do Livramento.


Comemoração


A Praça Getúlio Vargas ficou lotada de apoiadores da Delegada Ana Tarouco, assim como dos vereadores do DEM, Jovani Romarinho e Felipe Torres, eleitos e que também fizeram parte da festa que durou até próximo da meia noite. Em outras partes da cidade, nos comitês e em residências, os demais políticos eleitos celebraram a vitória com a família, amigos e eleitores.


Simplesmente Eva


Humilhada nas redes sociais, a candidata Simplesmente Eva, foi a segunda mais votada com 1.358, mesmo após sera chamada de "bicho", "coitada" e "besta", as urnas mostraram a força da vendedora de rapaduras, agora vereadora eleita. Mesmo após a vitória, Eva voltou a ser alvo de xingamentos, onde uma Santanense, diz sentir "pena" de Livramento, chamou os eleitores de burros e Eva de "tiririca". Em resposta, a nova vereador fez uma carreata com mais de 50 participantes pelas ruas do centro e bairros, mobilizando ainda mais pessoas.


Expectativa agora é para saber quem serão os secretários da nova Prefeita Ana Tarouco.


Foto: Luana Derques | Sentinela 24H

809 visualizações0 comentário