70 ações foram ajuizadas devido as campanhas eleitoras em Livramento



Na manhã desta sexta-feira (13), a reportagem do Sentinela 24H compareceu no Fórum de Livramento, onde conversou com a Chefe do Cartório Eleitoral, Celia Luisa Arteche Escosteguy, sobre as últimas 48 horas anteriores as eleições municipais e também as ações ajuizadas durante o período de campanha política.


Segundo Celia, é necessário que todos os eleitores compareçam com um documento oficial com foto e preferencialmente já sabendo em qual seção irão votar. Além disso, não é obrigatório comparecer com o título de eleitor, porém é necessário estar em situação regular com a justiça eleitoral para poder realizar o voto.


A chefe do Cartório Eleitoral aconselhou que todos os eleitores baixem o e-Título, visto que ele proporciona informações e dados sobre o local de cada eleitor. Além disso, a justificativa em caso de não voto poderá ser feita através dele. No dia, o eleitor pode justificar pelo app ou indo até uma seção.


Após as eleições, existe um prazo de 60 dias para que aqueles que não votarem, justifiquem através do site do TSE ou pelo app, sendo que deve constar junto um documento justificando o motivo da ausência nas votações.


Ações Judicias


Celia afirmou que desde o inicio das campanhas eleitoras, a Justiça recebeu 50 denúncias através do Sistema Pardal, e 70 ações foram ajuizadas. Os motivos dessas ações seriam conduta vedada, direito de resposta, carro de som, propaganda irregular nas redes sociais, folhetos irregulares, propaganda em bens particulares irregulares, por exemplo em local ou de tamanho inapropriado, além de compra de votos e outros motivos.


Segundo ela, no sábado (14), a partir das 22h não poderá ocorrer mais distribuição dos "santinhos", sendo que a equipe da Prefeitura realizará uma limpeza em toda a cidade. Caminhadas e carreatas estão liberadas ainda no sábado, mas reuniões públicas não.


No dia das eleições, está proibida qualquer tipo de propaganda, e apenas o eleitor pode fazer sua manifestação individual e silenciosa sobre o seu apoio. Os mesários e fiscais não podem estar com nenhum tipo de propaganda ou manifestação.


Últimos detalhes e recomendações


A chefe do Cartório Eleitoral contou que nesta sexta, cinco equipes estão levando as urnas para a região da Zona Rural, e na Zona Urbana essa atividade será feita no sábado.


É obrigatório o uso de máscara e recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta, além de levar anotado os números dos seus candidatos, sendo primeiro o voto para Vereador e logo após para Prefeito.


O horário das 7h até às 10h será preferencial para idosos, sendo que aqueles com mais de 70 anos não são obrigados a votar.


Foto: Lucas Bichinque | Sentinela 24H

259 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções