47,2% da população santanense já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (05), o Secretário de Saúde confirmou que Santana do Livramento está avançando positivamente na vacinação contra a Covid-19.


O município iniciou a aplicação da primeira dose em janeiro do corrente ano e desde então o número de vacinados tem aumentado bastante, contando com 47,2% da população já vacinada com a primeira dose, parte dessa porcentagem pessoas com comorbidades que foram priorizadas na vacinação.


Atualmente Livramento liberou a vacinação para pessoas com 35 anos sem comorbidades em vários postos de saúde distribuídos pelos bairros da cidade e inovando nos horários disponibilizando vacinação na ESF Armour no horário noturno das 19h às 21h.


Novas doses devem estar chegando ainda nessa semana no município o que possibilitará avançar ainda mais a idade de vacinação, e secretário pede para população não escolher vacina; "Mesmo chegando novas doses de diferentes vacinas, não é escolha do município para aonde vão às vacinas. Eu peço para a população que não escolham vacina, receba a vacina o importante é se vacinar, e não se vacinar somente com a primeira dose, o esquema vacinal é importante para você e é necessário retornar para a segunda dosagem." Disse Paulo.


Alguns santanenses se negaram a receber vacina após saber qual a marca que seria aplicada; "Temos que entender que a vacina é segura, é isso que temos que entender. Aqui em Livramento não tivemos problemas devido à aplicação da vacina, a não ser os efeitos passageiros, quando tomamos a vacina você vai ter um processo inflamatório, para algumas pessoas o processo vem com dor ou não, mas dependendo de cada sistema imunológico" pontuou o Secretário.


Nos últimos dias foi divulgado sobre uma possível aplicação de vacinas vencidas ao nível nacional que Livramento estava entre as cidades que estavam aplicando, mas o Governo Municipal emitiu uma nota desmentindo a acusação; "A gestão dos dados dessas pessoas vacinadas são gestões Estaduais e Federais, então é impossível o município vacinar com dose sem validade e entrar no sistema, o site bloqueia o uso de vacina sem estar dentro da validade. Segundo o recebimento desses lotes eles vieram nos primeiros lotes de vacinação mínimas em fevereiro, mas sempre que recebemos as vacinas elas são aplicadas imediatamente sem deixar nada vencer. As Notas emitidas pelo Estado e 10.º Coordenadoria da região, deixando bem claro que temos o sistema do frio e uma regulamentação muito grande no pais e não teria como essa vacina estar no braço dos gaúchos vencidas. Em Santana do Livramento ninguém recebeu vacina vencida." Finalizou o Secretário de Saúde.


Caso alguém tenha dúvida pode conferir na carteira de vacinação disponibilizada no momento da primeira dose aplicada e ver o lote da vacina que recebeu.


Segundo o Secretário, logo estarão liberando a vacinação para pessoas com 18 anos, o que resultará mais o avanço da vacinação no município.

Foto: Sentinela 24h

185 visualizações0 comentário