Com primeira etapa do Enem no domingo, especialistas dão dicas aos candidatos


Um esquema especial da Polícia Rodoviária Federal protegeu caminhões dos Correio que fizeram a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (30).

A primeira etapa do Enem ocorre neste domingo (3), às 13h, com a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Com a proximidade da data, os especialistas orientam para que os candidatos não acelerem nem diminuam a frequência de estudos.

A primeira dica é revisar o conteúdo. Por isso, nesta quinta-feira (31), um aulão promovido pela prefeitura de Porto Alegre ocorre, às 15h, no Auditório Araújo Vianna. Mais de 2 mil estudantes são esperados.

O professor Fabrício Indrusiak sugere aproveitar o tempo para organizar os estudos. Para ele, quando o aluno revisa o conteúdo, em vez de procurar algo que não estudou, ele aumenta a confiança no que já sabe.

"Na véspera de uma maratona tu não vais correr 40km, 50km. Tu vais fazer um treino de recondicionamento, pegar leve, dormir bastante, descansar. É preciso ter calma e paciência."

Este ano, com as mudanças no calendário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enem e Vestibular ficaram em datas muito próximas: o Exame nacional nos dois primeiros fins de semana do mês (3 e 10), o Vestibular nos dois últimos (23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro).

"É complicado, é massacrante, é para os fortes", diz o professor Luiz Ferrari. "Ambas as provas têm cinco horas. Essa galera já está 'simulada', mas, para a hora da prova, é outra coisa."

Outra dica dos professores é relaxar e manter a rotina. A psicopedagoga Janice Ferrai diz que ter hábitos tranquilos e horários regulares de sono é essencial.

"Evitar ficar sozinho, na frente do computador ou em redes sociais. Fazer alguma coisa que goste."

A auxiliar administrativo Mariana Zambrano precisa conciliar os estudos com os cuidados com os filhos e a casa. Ela pretende retomar os estudos em Administração, já que teve de interromper devido à gravidez. Uma nota alta no Enem é determinante para isso.

"É uma ou duas horas por dia. Não tem como ser mais do que isso. Saio de casa, levo um [para a escola], volto, levo o outro, tem que fazer comida. É bem puxado."

Os portões abrem, em todos os locais, às 12h, e fecham às 13h. O tempo de exame passa a contar a partir das 13h30, e o término está marcado para as 19h. A segunda etapa acontece no dia 10 de novembro.


148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo