Semana inicia com chuva mas o sol retornará até Quarta na Fronteira da Paz


Com o ingresso de um anticlone ontem (19/10) no Rio Grande do Sul, céu com poucas nuvens foi observado em muitas regiões, o que ocasionou manhã e noite fria em algumas áreas. No entanto, este sistema rapidamente seguiu seu escoamento esperado, e afastou-se do estado para o oceano neste domingo (20/10). Em seu lugar, já pela manhã, foi observado gradativo aprofundamento de um cavado em superfície (prolongamento de um sistema de baixa pressão) pela fronteira Oeste, o que posteriormente influenciou as demais áreas gaúchas ao ocasionar aumento de nuvens (nublado a parcialmente nublado), mas provocando apenas chuvas fracas isoladas, como era esperado. Hoje, por exemplo, foi reportado 6,0 mm em São Borja, 4,0 mm em Uruguaiana, 2,6 mm em Quaraí, 2,4 mm em São Luiz Gonzaga e 2,0 mm em Santiago. Em muitos municípios não passou apenas do tempo nublado, como em Pelotas e Rio Grande.

Nesta noite, alguns núcleos de chuvas com maior potencial para pancadas de chuvas isoladas estão presentes no Oeste, partes da região central e no Norte do estado, como em Alegrete, Erechim, Santa Maria e Vacaria. Ao longo da noite e decorrer da segunda-feira (21/10), essas nuvens mais carregadas continuarão a espalhar no estado em função da organização de um sistema de baixa pressão atmosférica. No Norte e Noroeste, principalmente nas proximidades com a divisa de Santa Catarina, não descarta-se chuvas moderadas com algumas trovoadas, mas sem risco de temporal, como em Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Pinhal da Serra e Tapejara. No geral, novamente o mais esperado para amanhã será chuvas fracas, sendo que em grande maioria dos municípios não devem passar de muitas nuvens. Devido a grande quantidade de nuvens, temperaturas seguirão baixas.

Na terça-feira (22/10), um novo anticiclone ingressa no estado. Associado a circulação marítima deste sistema, nuvens com potencial para chuvas fracas e isoladas seguirão presentes em parte do Norte, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre, como em Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Gramado, Imbé, Parobé, Torres, Tramandaí e Vacaria. Já nas demais regiões do estado, tempo firme com sol intercalando de nuvens a períodos nublado, como em Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Cruz Alta, Herval, Ijuí, Jaguarão, Jóia, Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel, São Sepé e Tupanciretã. Temperaturas por volta de 10°C no amanhecer em vários municípios da metade sul e um pouco mais elevadas na metade norte; tarde com temperaturas amenas/agradáveis. No Norte e Litoral Norte, principalmente nos altos da serra, haverá sensação de frio durante todo o dia.

Na quarta-feira (23/10), espera-se que o anticiclone atue sobre o território gaúcho. Com isso, novamente será um dia de tempo firme em praticamente todos os municípios, pois no Litoral Norte ainda poderá ocorrer chuvas fracas ao longo do dia associado ao fluxo úmido dos ventos do oceano para costa, como em Osório e Torres. Não descarta-se garoas ocasionais no na fronteira Sul e Sul do estado até o final deste dia, como em Chuí, Jaguarão, Pedro Osório e Rio Grande, mas atente-se as atualizações desta condição. Temperaturas em aquecimento.

Fonte: Sul Meteorologia

Foto: Jaderson Alves Fotografia


278 visualizações0 comentário