Santanense de coração se destaca em projeto jornalístico esportivo


A cada dia, mais pessoas se interessam por profissões que vem se destacando no momento, profissões que lidam diretamente com informação e em como ela é apresentada ao público. Esse é o caso da santanense de coração Roberta Montiel, estudante de Jornalismo natural de Porto Alegre, mas que residiu por dez anos na cidade de Sant'Ana do Livramento.

Roberta contou que ela não escolheu o jornalismo, mas o jornalismo a escolheu. Depois que acabou o terceiro ano, sua primeira opção de curso de ensino superior era Psicologia. Ela então foi morar em Brasília, fazer cursinho pré vestibular e começou a pensar em fazer Arquitetura. Por volta do final do ano, entre tantas redações realizadas em preparação para o Enem, veio a ideia, ''Por que não faço Jornalismo?''. Com o incentivo de sua avó e tia, a jovem entrou na faculdade de jornalismo em Porto Alegre, e durante a disciplina Redação Jornalística, ''Vi a importância do jornalismo na vida das pessoas. Não é só entretenimento, é informação. Quero poder informar de forma clara e simples, expor a realidade dos problemas, mostrar e trazer para as pessoas o que elas querem saber'', contou ela.

Foi com esse animo que a estudante logo no seu primeiro ano de faculdade ingressou no ''Jogando com Elas'', um projeto acadêmico que surgiu através de dois estudantes de jornalismo no ano de 2018, levado adiante com o intuito de mudar a realidade de futebol feminino. O projeto é o primeiro site registrado na região Sul do país especializado na cobertura da modalidade. ''Buscamos com a produção de conteúdo relevante, dar visibilidade, apoio e valorização para as protagonistas do esporte.

A futura jornalista contou a nossa reportagem que já conhecia o projeto pois era colega dos idealizadores na faculdade, porém não o acompanhava diariamente. Seus colegas então a procuraram para ser ''a cara'' do JCE. ''Eles observaram a minha quase nada timidez com a câmera e gostaram'', contou ela. ''Fiquei muito feliz, de verdade. É um projeto lindo, algo que não é visto diariamente na nossa sociedade. Normalmente falamos em futebol e só vem na cabeça das pessoas Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi, mas cadê as mulheres? Mulher também pratica esportes e joga futebol'', desabafou.

Além disso, estar no projeto para ela, é um jeito de adquirir conhecimento em uma nova área. ''Quero poder aprender a cada dia mais o JCE e fazer algo do tamanho que as mulheres merecem. Hoje meu trabalho é entreter e atualizar o público, trazendo muita alegria e informação nas redes sociais''.

Roberta contou que tem sido um desafio voltar a morar em Porto Alegre, após tantos anos vivendo em uma cidade do interior. Já furtaram cerca de duas vezes o automóvel da jovem. ''Tenho sempre muito cuidado nos lugares que eu vou. Me sinto muito insegura em Porto Alegre''.

Fotos: Acervo Pessoal Roberta Montiel


588 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções