Raio X: Da corda até o inicio dos trabalhos na Ponte da Conceição


Na última semana, o Motoqueiro Verde foi até a ponte do Rio Conceição, localizada na BR 158 e que faz ligação dos municípios de Sant'Ana do Livramento e Rosário do Sul. Esta ponte já havia sido mostrada anteriormente em vídeo gravado pela equipe do Sentinela 24H, devido a suas más condições estruturais e da presença de uma rachadura na mesma.

A ponte que desde o final de Fevereiro estava com restrição de tráfego de veículos pesados, já está passando por obras para reforçar sua infraestrutura. A equipe do Sentinela 24H entrou em contato através da repórter colaborativa Virgínia Abreu Fialho com a assessoria de comunicação do DNIT, que esclareceu que após as obras realizadas, a ponte será liberada para todos os veículos, inclusive aqueles acima de 20 toneladas.

Importante lembrar que as obras são uma solução provisória, visto que já existe uma licitação em andamento com o intuito de construir uma nova ponte.

Os registros mostram as reais condições da ponte e o inicio do trabalho de recuperação da mesma, que passará por um escoramento do primeiro Vão.

Nota Oficial DNIT

A Ponte sobre o Rio Conceição passa por intervenção, que consiste na execução de escoramento do primeiro vão da ponte (solução provisória e emergencial). A equipe para executar as estacas raiz (primeira etapa) já está mobilizada.

A intervenção definitiva para resolver o problema passa pela restauração e reforço de toda a ponte, e já está em processo licitatório.

Quanto ao vídeo publicado nas redes sociais, a filmagem mostra o guarda corpo e a junta de dilatação da ponte. A corda amarrada ao guarda corpo apresentada no vídeo não tem função alguma, já as juntas de dilatação são essenciais em todas as pontes, são feitas justamente para permitir a movimentação independentemente das diferentes partes da estrutura. Ressaltamos, então, que junta de dilatação não é uma rachadura ou fissura.

Deste 22/02/2019, com restrição de tráfego para veículos pesados com peso bruto total acima de 20 toneladas. A solução provisória e emergencial permitirá o restabelecimento do tráfego normal sobre a ponte.

Fotos: Virgínia Abreu Fialho / Sentinela 24H


214 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções