Luan desaponta em retorno como titular do Grêmio, mas não abala confiança de Renato

O empate com o Avaí era um cenário perfeito para Luan voltar a brilhar com a camisa do Grêmio. Mas ele pouco apresentou em seu retorno como titular após o período de treinos à parte do elenco. Já são 125 minutos jogados depois do recondicionamento físico sem grande destaque. O camisa 7 segue com toda confiança de Renato Gaúcho, mas segue como uma incógnita em 2019 para quem acompanha o Tricolor.
Desde o afastamento para recuperar a forma, o meia-atacante entrou 30 minutos no segundo Gre-Nal da final do Gauchão, que deu o título ao Grêmio; 30 minutos na derrota para o Santos, na estreia do Brasileirão; e jogou 65 minutos na Ressacada. Ainda longe de mostrar o futebol reconhecido de outros tempos.
Luan é o nome mais reconhecido nacional e internacionalmente. Onde vai o Grêmio, surgem perguntas sobre o Rei da América de 2017. Aqueles fora do contexto do clube não entendem o que ocorre com o atacante de 26 anos, em crise técnica desde o ano passado. Embora os números ainda sigam ao seu lado.
- O Luan está voltando, tem treinado. Já melhorou bem a parte física e precisa melhorar um pouco mais. As oportunidades estão aparecendo. Quem entra em campo precisa demonstrar que pode começar a próxima partida - observou Renato após o empate em Florianópolis.
Os números de Luan
13º maior artilheiro do Grêmio, com 73 gols, ao lado de Paulo Nunes
12 gols na Libertadores, a três de Jardel, maior artilheiro do clube na competição
Vice-artilheiro do Grêmio na temporada, com 5 gols em 12 jogos
Terceiro artilheiro do time em 2018, com 11 gols
Artilheiro do time em 2017, com 18 gols, ao lado de Barrios
Artilheiro do time em 2016, com 12 gols, ao lado de Pedro Rocha
Artilheiro isolado do time em 2015, com 17 gols
Nesta quinta-feira, foi o único a que começou o jogo em Florianópolis a estar no gramado do CT Luiz Carvalho. A rotina de sempre: conversas com o preparador físico Rogério Dias e uma série de corridas com velocidade alternada para melhorar ainda mais a parte física, enquanto o restante dos companheiros ficou na academia.
Contra o Avaí, Luan teve a companhia de Montoya, Diego Tardelli e Felipe Vizeu. Por conta das mudanças de nomes na escalação, a mecânica ficou comprometida, claro. Mas tecnicamente o próprio treinador e jogadores admitiram o mau desempenho.
O Grêmio deve ter parte dos titulares contra o Fluminense, às 19h de domingo, na Arena, pela terceira rodada do Brasileirão, mesmo que seja três dias antes da partida decisiva da Libertadores, contra a Universidad Católica, na quarta-feira.
Como Maicon e Alisson foram preservados em Florianópolis, devem estar em campo no fim de semana. Kannemann não treinou nesta quinta e ainda não tem presença garantida. A dúvida também fica por conta de Luan ou Jean Pyerre. O menino que subiu da base neste ano e virou titular se ressente de dor no ombro direito.
Fonte: Globoesporte.com
Foto: Lucas Uebel / Grêmio