Projeto de energia solar prevê economia no DAE e mais investimentos para o Município


Um grande projeto de eficientização energética e sustentabilidade, através da energia solar, começa a ser estruturado no Departamento de Água e Esgoto (DAE). Nesta quinta-feira (28), uma reunião com o prefeito Ico Charopen, a diretoria da Autarquia e representantes das empresas Matv Sul e TchêNet, iniciou as tratativas do projeto que deverá gerar uma economia considerável nos gastos com energia elétrica do Departamento, que atualmente chega ao valor de R$ 6 milhões ao ano.

Ainda em fase de estudo, a iniciativa prevê a construção de uma subestação e uma redução nos gastos com energia, que possibilitarão que a Autarquia gaste de 10% a 15% em relação ao que é gasto atualmente, passando a considerar apenas os valores relativos aos impostos como o ICMS.

O projeto completo e o orçamento da iniciativa devem ser apresentados no próximo mês. A expectativa é que a obra seja realizada em pelo menos seis meses, sendo quitada pela Autarquia em cerca de dois anos. Para o Prefeito Ico Charopen, a economia implicará em um aumento da capacidade de investimento da Autarquia. “O DAE se tornará auto sustentável e poderemos investir ainda mais em melhorias nos sistemas de abastecimento do município”, ressaltou.

Com garantia de performance de 25 anos, o projeto deverá ser um dos maiores do Estado, já que abrangerá todos os sistemas de abastecimento do município. O projeto prevê ainda a capacitação de servidores da Autarquia para a manutenção do sistema.


0 visualização

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções