Centenário da Ordem Demolay é comemorado em Sant'Ana do Livramento


No última Segunda-feira, dia 18 de Março, foi comemorado o dia municipal do Demolay e alusivo ao centenário da ordem Demolay a nível mundial.

Em comemoração a essa data, foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Sant'Ana do Livramento, organizada pelo Vereador Marco Monteiro para celebrar esse dia e os diversos serviços prestados a comunidade santanense pela ordem. A sessão contou com a presença de autoridades das Lojas Maçonicas da nossa cidade, representantes da poder público, membros ativos e seniores da ordem.

A ordem Demolay foi estabelecida em Sant'Ana do Livramento no dia 28 de agosto de 1999, contando com 17 membros iniciais, após interesse manifestado de membros da Maçonaria de ambos os lados da fronteira, após estes acompanharem o trabalho dos Demolay em outras cidades, participou aos presentes o membro da ordem Fabricio Fragoso.

O membro Marco Monteiro Filho declarou que ''Desde sua fundação até hoje, já passaram mais de 300 jovens, sempre com o intuito de ajudar essas pessoas a serem melhores homens, cidadãos dignos da sua pátria e futuros líderes na sociedade.

Representante da ordem maçonica Saldanha Marinho, Enrique Rodrigues, declarou que comemorar esse dia, e esses 20 anos da ordem na nossa cidade ''É um momento de muita alegra, muita reflexão e de muita satisfação, por saber que esse trabalho que foi idealizado por irmãos, hoje tem seu fruto que cresce forte, sólido e trás para a cidade o seu retorno.''

O Secretário Luis Arrieta, representando o poder executivo municipal declarou se sentir honrado de participar do evento e ainda que ''a cada momento que a gente trabalha com os meninos, esse grupo de jovens, a gente aprende, a gente cresce, reconceitua aquelas ideias que tem e se recicla no tempo com a visão que eles nos trazem.''

Representando o Clube de Mães Cruz de Malta, a senhora Rocio Carolina Escosteguy, mãe de um dos membros do grupo, agradeceu a cooperação e o trabalho realizado com os jovens, pela homenagem realizada, e disponibilizou o clube há todos os presentes na sessão.

O organizador da sessão, Vereador Marco Monteiro, tomou posse da palavra ao final da sessão, onde destacou que ''Essa gurizada tem um potencial de nos fazer sorrir, nos fazer acreditar no futuro cada vez mais.'' O Vereador ainda elogiou o comportamento dos jovens, e sua atitude madura para encarar a realidade nos dias de hoje.

O que é a Ordem Demolay?

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. A Ordem DeMolay é a maior entidade juvenil do mundo. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[carece de fontes], oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem DeMolay possui cerca de 10 milhões de membros em todo o mundo[2] e mais de 500 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

Fotos: Yuri Teixeira / Sentinela 24H


321 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções