Dona de canil com mais de 1,5 mil cães denunciado por maus-tratos assina termo de doação a ONGs


Os mais de 1,5 mil cães que foram encontrados no canil Céu Azul, em Piedade (SP), após denúncia de maus-tratos começaram a ser levados por entidades de defesa animal. Na tarde de quarta-feira (13) 46 animais já tinham sido retirados.

Nesta quinta-feira (14) todos os outros animais começaram a ser levados à ONG da protetora de animais Luisa Mell. Segundo a ativista, a ação foi possível depois que ela negociou a doação com a dona do canil, que teria assinado um termo abrindo mão de todos os animais.

Luisa diz que a quantidade de resgatados é tão grande que precisou alugar emergencialmente dois galpões em Mairiporã, e que até sábado (16) deve concluir a transferência dos animais.

"Esse é o maior resgate de cães da história do mundo. Fizemos uma pesquisa e vimos que a maior era nos EUA, com cerca de mil", diz.

A ativista informou que todos os animais passarão por exames, vacinação e castração e serão colocados para doação no futuro. Em um vídeo feito pela ativista no canil é possível ver alguns cães com ferimentos, debilitados e outros cegos.

"É um campo de concentração de cachorros", diz.

Ainda segundo a ativista Luisa Mell, o canil é o maior fornecedor de animais do estado de São Paulo. Ela fez uma postagem em seu Instagram pedindo doação para ajudar a atender os animais resgatados.

Até o início da noite desta quinta-feira (14), a postagem tinha mais de 182 mil visualizações.

Outra ONG que ajudou a resgatar os animais levou alguns dos debilitados para uma clínica veterinária de Sorocaba (SP).

Local de incineração

A Polícia Militar Ambiental encontrou um local de incineração de animais. Em entrevista à TV TEM, o tenente da Polícia Ambiental André Manoel afirmou que o canil Céu Azul não tinha autorização para realizar a cremação de animais.

Ainda segundo o policial, outros danos ambientais foram constatados no canil. "Foi verificado que existe o despejo irregular de esgoto não tratado, que passa ao fundo da propriedade. Não foi apresentada autorização para captação de águas, onde haveria necessidade de uma outorga."

Ainda segundo a Polícia Ambiental, a dona do canil pode ser multada em R$ 3 mil por cada cachorro que apresentar sinais de maus-tratos.

Sem documentação

A Prefeitura de Piedade informou que o canil Céu Azul não tinha registro municipal. Além deste, a cidade tem pelo menos outros três criadores particulares.

Segundo a assessoria da prefeitura, o único canil legalizado na cidade é o municipal. No entanto, segundo a prefeitura, não é correto afirmar que os outros canis sejam "clandestinos". A prefeitura informou ainda que esses locais são isentos de licença de funcionamento pela Vigilância Sanitária, porém passível de registro e fiscalização do órgão.

Ainda em nota, a prefeitura disse que de 2017 até o momento não tinha conhecimento do funcionamento do espaço, e que não havia recebido nenhuma denúncia.

O canil Céu Azul está registrado no nome de Nena Miyazaki, com abertura de inscrição estadual em junho de 2008 e tendo como atividade principal a criação de animais de estimação.

O G1 tentou contato com a dona do canil, mas ela não foi encontrada para comentar o assunto.

O canil

O canil Céu Azul funciona em um sítio na zona rural de Piedade, no bairro Goiabas. A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima sobre a situação irregular do estabelecimento e, na quarta-feira, enviou uma equipe até o local para fazer a averiguação.

Ao chegar no local, a polícia entrou com o pedido de fechamento do canil. Foi constatado que o local funcionava com instalações inadequadas, falta de higiene e organização. As baias apresentavam tamanhos improvisados, medicamentos vencidos e o local não possuía um veterinário responsável.

O canil ainda não atendia o código sanitário vigente e demais legislações estaduais e municipais. Diante da situação, a Vigilância Sanitária, lavrou auto de infração e de interdição do canil devido as irregularidades constatadas pela Polícia Militar Ambiental.

Fonte: G1 RS


72 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções