DOM PEDRITO | Balneário Passo Real próprio para banho


O Balneário Passo Real, ou praia do chiquilin, está próprio para banho, apontou o terceiro relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), sexta-feira (28). Os relatórios serão divulgados semanalmente, até o mês de março. Os dois primeiros relatórios foram desfavoráveis à balneabilidade, mesmo assim, a população buscou frequentar o local que ganhou um chuveiro da Corsan e, em breve, também terá uma estátua e Iemanja.

De acordo com a Fepam, caiu para treze o números de pontos impróprios para banho no terceiro relatório de qualidade das águas no RS. Em Pelotas, dos oito pontos impróprios apontados na semana passada, sete permanecem sem condições de banho na Praia do Laranjal. São eles: Balneário dos Prazeres, Valverde - Pontal da Barra, Valverde - Trapiche, Valverde - Aki Pizza, Santo Antônio, Restaurante, Santo Antônio - Rua Bagé e Santo Antônio, Avenida Rio Grande do Sul.

Entenda

Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.

São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.


133 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções