DOM PEDRITO | Encolhimento da lavoura arrozeira no município


É o que aponta o Informativo produzido pelo escritório municipal da Emater. Em contraposição, a lavoura de soja aumenta. Segundo o documento da Emater, foram semeados 38.923 hectares de arroz, plantio já finalizado, com 90% na fase vegetativa. A soja chega a 112.800 hectares semeados, com uma previsão de plantio de 120.000.

Clima

As temperaturas no município oscilaram entre a máxima de 29º C e a mínima de 11ºC, no decorrer do período – 11 a 17/12 -, com a umidade relativa do ar chegando a uma mínima de 30% e velocidade do vento máxima a 30 km/h (Fonte: Estação meteorológica automática da Associação dos Agricultores). Durante o transcorrer da semana o pluviômetro localizado na Emater marcou chuvas de 23 mm no dia 11, e 55 mm no dia 14.

Pecuária

Bovinos de corte: o estado corporal do rebanho é bom, assim como o estado sanitário, naqueles produtores que praticam um correto ajuste de lotação estão com um bom estado nutricional. A comercialização do gado gordo continua com pouca agilidade. Os valores de comercialização praticados para o gado gordo registraram valorização após um longo período em valores mais baixos.

Bovinos de leite: o estado corporal e sanitário é bom, o estado nutricional também é bom, e o preço pago pela indústria se mantém estável.

Ovinos: os produtores fazem a tosquia, controle da verminose e alguns já procedem o desmame dos cordeiros e alguns produtores começam a fazer o exame andrológico nos carneiros.

Pastagens: embora as chuvas no perímetro do município venham ocorrendo de forma irregular, nas localidades que não vem chovendo ainda se pode dizer que existe uma boa oferta de forragem nativa, já as pastagens artificialmente cultivadas de inverno estão fechando o ciclo. Tanto as perenes de verão como as implantadas começam a produzir maiores volumes de alimento.

Pastagens: os produtores já estão na fase final da colheita da primavera. A comercialização obteve uma pequena recuperação, mas com pouca agilidade, mercado ainda retraído.

Agricultura

Arroz: a área implantada para a próxima safra é de 100% de um total de 38.923 hectares previstos (consenso entre as instituições e IBGE em reunião no Escritório Municipal da Emater). A condição fitossanitária é boa e as lavouras mostram um bom stand de plantas e vigor bom.

Soja: os produtores seguem fazendo os trabalhos de plantio, o qual já anda por volta de 94%. As lavouras mostram um bom stand de plantas e um vigor promissor, com exceção de pequenas áreas que tiveram que ser replantadas.

Olericultura: o mercado de olerícolas oferta um volume significativo de folhosas e está com dificuldade de produzir outras espécies, tais como, raízes e frutos devido as condições climáticas e a pouca estrutura de produção, com isso a população se obriga a comprar produtos importados das grandes centrais de comercialização ou de outros municípios em outras regiões.

Fruticultura: as espécies de clima temperado quebraram a dormência com bastante vigor, favorecidas pelo bom acúmulo de horas de frio abaixo de 7,2°C.

Cotações:


21 visualizações0 comentário