Operação em condomínio de Porto Alegre resulta na prisão de sete pessoas e apreensão de drogas


Deflagrada nesta segunda-feira, no condomínio Fernando Ferrari, no bairro Rubem Berta, na zona Norte, a operação Scuderia resultou na prisão de sete pessoas, apreensão de um menor e recolhimento de drogas, celulares e radiocomunicadores. Foram cumpridos 44 ordens judiciais, sendo 25 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão, por cerca de 200 agentes.

Além da venda de entorpecentes, a organização criminosa que apoderou-se do local também está envolvida em assassinatos. O trabalho investigativo durou em torno de dez meses. Os policiais civis constataram que os traficantes controlavam até as guaritas do condomínio, monitorando dia e noite os moradores e até vigiando uma eventual chegada das forças policiais. Entorpecentes e armamentos ficavam escondidos nos apartamentos mesmo que as pessoas residentes não tivessem ligação com a criminalidade.

Os policiais descobriram ainda que a facção estava atacando outras comunidades para tomar os pontos de tráfico de drogas. Para os policiais civis, o condomínio Fernando Ferrari transformou-se em uma espécie de fortaleza do narcotráfico. Para potencializar os lucros da venda de drogas, vários eventos de bailes funks eram realizados nos finais de semana com o intuito de atrair consumidores. Ao longo das investigações, conduzidas pelos delegados Thiago Lacerda e Cassiano Cabral, outros seis indivíduos haviam sido presos.

O delegado Thiago Lacerda destacou que “foi um trabalho investigativo complexo realizado com amplitude para identificar lideranças, verificar o atual funcionamento do esquema criminoso e agir fortemente contra as facções criminosas”. Já o delegado Cassiano Cabral ressaltou que “os homicídios estão ligados indelevelmente ao tráfico de drogas e a interlocução entre os dois Departamentos, na troca de informações e continuidade da investigação, foi fundamental para delimitar a estrutura da facção atuante naquela localidade e atuar com vigor para seu enfraquecimento”.

A operação Scuderia foi deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP).

Fonte: Poa 24 Horas


64 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções