Edital do Mais Médicos prevê vagas para cidades da região


Após a decisão do governo cubano de retirar seus médicos do Brasil, o governo federal publicou ontem (20), no Diário Oficial da União, edital para seleção de 8.517 profissionais, sendo 630 vagas para o Rio Grande do Sul. Diversas cidades da região ficaram desguarnecidas de profissionais com a saída dos cubanos. Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país.

Em Dom Pedrito, três médicas atendiam nas unidades de saúde dos bairros Santa Maria, São Gregório e Getúlio Vargas.

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.

Vagas na região

Santana do Livramento 1

Alegrete 2

Bagé 4

Dom Pedrito 3

Lavras do Sul 2

Quaraí 3

Rosário do Sul 2

Entenda

O governo cubano decidiu pela retirada dos médicos após o presidente eleito, Jair Bolsonaro, exigir pagamento integral aos médicos (uma parcela significativa era remetida a Cuba), direito à convivência familiar (neste caso, permitir que às famílias desses médicos tivessem liberdade de vir ao Brasil) e submissão do revalida, exame que habilita médicos estrangeiros – ou brasileiros formados em instituições internacionais – a exercer a profissão no Brasil.

Foto: divulgação/Exame


6 visualizações0 comentário