Vacinação contra febre aftosa acontece durante o mês de novembro


Foto: divulgação

Durante todo o mês de novembro, o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS), realizará mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação é obrigatória para os bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra a doença, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

Segundo nota enviada à imprensa, não haverá doação de vacinas contra a febre aftosa pela SEAPI/RS, sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de bovídeos que possuam, deverão comprar a vacina nas casas agropecuárias credenciadas, dentro do prazo da etapa.

A conservação das doses de vacinas é muito importante para a garantia da eficiência do produto. As doses devem permanecer, desde a compra até o momento do uso, sob refrigeração e devem ser aplicadas em até cinco dias corridos, após a aquisição, pois os refrigeradores domésticos nem sempre mantêm a temperatura apropriada à conservação da vacina. A orientação é nunca colocar os frascos no freezer ou congelador, pois o congelamento anula o efeito de imunização do produto.

É importante também comunicar imediatamente as inspetorias, caso existam animais na propriedade com sintomas suspeitos de febre aftosa – babando ou mancando – para averiguação dos Médicos Veterinários da SEAPI.

Outros canais de notificação de suspeitas:

- Telefone: (51) 3288-6200

- WhatsApp: (51) 98445-2033

- e-mail: notifica@ agricultura.rs.gov.br


12 visualizações0 comentário