• G1/RS

Candidatos ao governo do RS nas eleições de 2018: veja quem são


Veja nomes definidos em convenção de candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, em ordem alfabética:

Abigail Pereira (PcdoB)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu em convenção realizada na manhã do dia 4 de agosto, no Novotel, em Porto Alegre, lançar o nome de Abigail Pereira ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018.

O vice é Tiago Souza da Silva, que atualmente é vereador na cidade de Campo Bom. Até o final do encontro, foi deliberado que a legenda seguirá sozinha, mas novas composições podem acontecer até o dia 14.

Abigail é natural de Caxias do Sul, é formada em pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e atuou como secretária estadual de Turismo na gestão de Tarso Genro, do PT.

Eduardo Leite (PSDB)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu, em convenção realizada neste domingo (5), no Centro de Eventos da Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, lançar o nome de Eduardo Leite ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018.

Como candidato a vice-governador, foi anunciado o delegado Ranolfo Vieira Júnior, da coligação com o PTB.

Eduardo Leite é natural de Pelotas, cidade do Sul no Rio Grande do Sul. Foi vereador, presidente da Câmara, secretário municipal e prefeito do município (2013/2016) pelo PSDB. Em novembro de 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB gaúcho.

Jairo Jorge (PDT)

O PDT confirmou a candidatura de Jairo Jorge ao governo do Rio Grande do Sul, em convenção no dia 26 de julho, em Porto Alegre. Jairo concorrerá pela primeira vez. Seu vice é o empresário Cláudio Bier, do PV.

Jairo Jorge tem 55 anos, é jornalista e já foi prefeito de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pelo PT, por dois mandatos. Foi pró-reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e ministro da Educação interino em 2004.

Ele havia sido anunciado pré-candidato pelo partido em outubro do ano passado.

Júlio Flores (PSTU)

O PSTU confirmou a candidatura do professor Júlio Flores para o governo estadual, em convenção realizada no dia 4 de agosto em Porto Alegre. A candidata a vice será a professora Ana Clélia Schneider.

Formado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Júlio Flores leciona na rede pública de ensino. Na década de 1980, quando trabalhava em um banco, foi diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Sindibancários). Em 1994, filiou-se ao PSTU, partido pelo qual disputou 11 eleições, para vereador, prefeito, governador e senador.

José Ivo Sartori (MDB)