Novo Hamburgo/RS: Coruja-diabo é encontrada enrolada em fio de pipa em parque


Uma coruja-diabo foi encontrada em um parque do bairro Liberdade, em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (27). Resgatada pelos bombeiros da cidade, ela estava enrolada em um fio de pipa, segundo informações da prefeitura. O animal foi levado para o Departamento de Proteção Ambiental (DPA), onde descansa. Ela deverá ser liberada ainda nesta sexta-feira.

Segundo o biólogo da prefeitura Carlos Normann, a coruja, da espécie Asio stygius, não apresentou ferimentos aparentes. De uma asa a outra, o animal mede 1 metro. Tem 45 centímetros de altura e pesa cerca de 400 gramas. Ainda de acordo com Carlos, não é possível determinar se o animal encontrado é macho ou fêmea.

"É um predador muito importante, que se alimenta de ratos. Mas também ataca o que aparecer pela frente: morcegos, aves", exemplifica o biólogo. A espécie não chega a ser rara no estado, mas por seus hábitos noturnos, não costuma ser avistada. Também não consta da lista de extinção do estado.

"É um animal forte e fugidio, gosta de matas abertas, campo, cerrado. Mas também pode aparecer em partes urbanas", relata o biólogo. A equipe do departamento acredita que ela tenha se prendido no fio de pipa por acidente, e descarta a hipótese de tentativa de captura. "Talvez ela estivesse caçando algum predador".


14 visualizações0 comentário