• G1/RS

Bagé/RS: Ovelha dá à luz quatro cordeiros de uma só vez


Um caso raro de quadrigêmeos surpreendeu criadores de ovelhas de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Uma ovelha deu à luz quatro cordeirinhos de uma só vez.

"Isso foi um momento inusitado pra nós. A gente tem relato de amigos e criadores de ovinos que já tiveram, mas é um fato raro", conta o produtor rural Júnior Neto Farias.

De acordo com a Embrapa, nas ovelhas o mais comum é a reprodução de apenas um cordeiro por gestação. A taxa de partos de gêmeos é de 20%, em média. A cada 140 partos, um é triplo. O parto quadruplo é ainda mais raro.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Carlos Hoff, no ano passado, apenas 2,6% das ovelhas prenhas criadas no Rio Grande do Sul tiveram partos quádruplos.

"Ela sofre interferência do nível nutricional durante o acasalamento, de manipulações hormonais também feitas durante o acasalamento, e se ela já tem uma predisposição genética, essa é a característica", detalha o pesquisador.

Das 15 ovelhas que deram cria na propriedade, duas tiveram partos duplos. Uma delas é a Preciosa, que agora amamenta quatro cordeirinhos.


35 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções