• G1/RS

Bagé/RS: Após quase seis meses, racionamento de água chega ao fim


O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) anunciou no início da tarde desta quarta-feira (18) o fim do racionamento de água na cidade da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o Daeb, a chuva das últimas semanas ainda não foi suficiente para recuperar totalmente os reservatórios, mas os níveis de água já permitem a suspensão da medida.

O racionamento de água no município teve início no dia 5 de fevereiro. Os moradores estavam enfrentando cortes diários de 12 horas. Metade da cidade recebia água apenas pela manhã, e a outra metade, somente à tarde.Além disso, a escassez pela falta de chuva levou a prefeitura a decretar situação de emergência. De acordo com o Daeb, a barragem da Sanga Rasa, a principal da cidade, chegou a estar 5,10 metros abaixo do nível normal.

Em 2011, uma obra foi iniciada para a construção de uma nova barragem, que resolveria os transtornos da falta de água no município. Mas, a obra foi embargada pela Justiça após a Polícia Federal descobrir um desvio de R$ 2 milhões.

Esse foi o sexto racionamento em Bagé nos últimos 30 anos.


14 visualizações0 comentário