Empresários, Políticos e Sindicalistas: Qual a avaliação dos presentes na reunião que tratou de voos


Na manhã da sexta-feira (16), reuniran-se na sede da ACIL em Livramento representantes para tratar sobre Vôos, Havan e Free Shops, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento e de Turismo, Calico Grisolia; do deputado estadual Frederico Antunes; do presidente da ACIL, Jairo Zamberlan e de alguns vereadores de Livramento, entre eles o Presidente da Câmara, Danúbio Barcellos.

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DO COMERCIÁRIOS, JOÃO CARLOS PEREIRA - Após uma hora de reunião, os representantes do Sindicato, Presidido por João Carlos Pereira (a direita na foto), deixaram a reunião, e conversaram com o Sentinela sobre a vinda da Havan, "Queremos que as empresas venham, mas que elas garantam os direitos dos trabalhadores de negociar", salintou o sindicalista que exemplificou, "chega uma empresa aqui e diz que vai abrir em um feriado, 1º de maio, 25 de dezembro, 7 de setembro..., não estavamos dizendo que não queremos, queremos é respeito da empresa que vier para Livramento, que não traga imposição, mas sim que venha negociar. Até o momento, ela (Havan) não gerou nenhum emprego em Livramento, mas já ta tirando o direito dos trabalhadores", ressaltou Pereira que finalizou. "No país que vive do golpe, está sendo dado mais um golpe nos trabalhadores".

PRESIDENTE DA ACIL, JAIRO ZAMBERLAN - Os free shops vão equilibrar a economia na área de fronteira. As empresas que vem de fora, vem para acrescentar, pois veem nossa cidade com um local atrativo para investir, e assim foi entendido não só pelos políticos, mas também pelos empresários da cidade esta necessidade de um grande investimento como a Havan, que atrairá clientes de 200km, e assim queremos. A Havan trará novos métodos de trabalho, tecnologias e será um aprendizado para todos.

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO, CALICO GRISOLIA - Sempre dissemos que os outros tem e nos nao temos, agora vamos ter. E não a nada inconstitucional, pois os trabalhadores vão ter sua folga semanal, com escalas. Essa mudança é positiva e a antiga foi reavaliada por saber que temos que nos adaptar ao progresso. Não podemos barrar essa oportunidade de investimento na cidade e por consequência uma geração de empregos diretos e indiretos, sejam 200 ou 1 pessoa, temos compromissos quanto a isso e estamos abraçando esse desafio.

DEPUTADO ESTADUAL FREDERICO ANTUNES - Com a presença de representantes do Sindicato dos Comerciários, o grupo discutimos a possibilidade de suprimir o artigo do Código de Postura do Município que delimita o atendimento comercial, possibilitando que o comércio funcione também aos domingos e feriados, abrindo precedentes para a instalação de novas redes varejistas na cidade. Somado a esta alteração, está o compromisso de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo e as entidades de classe, a expectativa é obter em Livramento, a instalação de uma unidade da rede de lojas Havan, que anunciou a expansão no Estado. Abordamos a questão dos free shops, com a expectativa de que até o final de março, seja emitida a edição final da instrução normativa que regulamenta o serviço do lado brasileiro da fronteira. Quanto a questão da aviação, o Deputado fez um relato otimista, com a expectativa de que em até 60 dias os voos entre Rivera e Porto Alegre comecem a ser oferecidos.

VEREADOR MARCO MONTEIRO - Na reunião de hoje na sede da ACIL, achei muito interessante a participação de várias representações de segmentos que estão envolvidas neste processo em questão, cada um com seu senso de responsabilidade quanto ao seu nível de contribuição para a adequação das normas e condutas referentes à possibilidade de nos prepararmos para um novo momento que se avizinha. Não seria necessário que uma empresa de fora fosse a responsável pelo "STARTER" deste processo, pois temos empresas em Santana do Livramento que a muito tempo vem tentando discutir esta questão de se abrir aos domingos e feriados, pelo direito da livre concorrência com a cidade de Rivera, mas o importante é que agora todos estão juntos. Vivemos num momento de crise, e a cidade de Livramento vive uma expectativa diferente das demais cidades do Brasil, uma por termos esta possibilidade da implantação de uma Loja da Rede Havan, dentre um universo de 50 lojas que poderão ser instaladas no RS, a outra é a questão dos Free Shopings brasileiros que serão instalados nas cidades gêmeas de fronteira, onde Livramento passa a ter uma posição estratégica dentre as demais, por já ser destino obrigatório do turismo de compras por conta de Rivera. Bem, estamos então com grande possibilidade de largarmos na frente das demais cidades gaúchas, pelo envolvimento de quase todos, digo quase porque os representantes da categoria dos comerciários não enxergam ser esta a grande possibilidade de desenvolvimento e crescimento para nossa cidade, preferindo divulgar informações incorretas aos seus representados, de forma a induzi-los a seguirem na contramão deste processo. Não existe ator principal ou secundário em tudo isso, existe sim um pacto pelo desenvolvimento da cidade, onde o poder público e o poder privado estão de mãos dadas, a fim de oportunizar emprego, renda e tributos a nossa cidade, e com isso melhorar a condição de vida de todos. Tenho certeza que o gaúcho não quer esmola, quer sim ter a oportunidade para trabalhar, e com isso poder seguir sua vida de forma digna, honesta e com muito suor!

VEREADOR ROMÁRIO PAZ - Está acontecendo uma confusão entre as pessoas não estão sabendo interpretar. Estão nos taxando que vamos mudar a lei para beneficiar alguém como as lojas Havan. Não é nada disso precisamos nos adequar para receber investimentos de empresas desse porte. Aí que vem a confusão queremos que os funcionários trabalhem de segunda a segunda sem direitos. Ninguém quer retira diretos de ninguém queremos sim que abra quanto mais vagas de empregos melhor. Isso tudo está na CLT nós não mudamos nada disso. Conversei com varias pessoas que acham que todo o comércio vai ser obrigado abrir domingos e feriados , não é nada disso . Estamos a quantos anos tentando os free shops, como vamos nos adequar ou vamos trabalha de segunda a sábado, outro empreendimento amisterland, vai trabalhar de segunda a sábado. Eu sou um vereador que estou direto nós bairros e a comunidade me cobra muito isso, quando vamos trazer indústrias. Está aí uma oportunidade que não podemos deixar de acontecer pois o futuro vai dizer. Cidade clama por mais oportunidades. Sou a favor da mudança.

VEREADOR EVANDRO GUTEBIER - O Vereador Evandro Gutebier, é totalmente a favor da retirada do parágrafo, tendo em vista que isso vai trazer desenvolvimento para o município, seja na arrecadação de impostos bem como criação de novos empregos para a população. Sendo passam pelo gabinete do Vereador em média 5 pessoas em buscas de empregos. Esclarecendo que a abertura dessas firmas não afetará nenhum direito do trabalhador, pois haverá remuneração para o trabalho nos feriados.

VEREADOR MAURÍCIO GALO DEL FABRO - A minha posição é muito clara no sentido do desenvolvimento futuro para Santana do Livramento, através de Suprimir, retirar o Parágrafo único do artigo 164 do código de postura que proíbe o funcionamento do comércio local durante os feriados, até porque, não podemos falar em geração de empregos, investimentos, turismo, free shops, amisterland, quando vivemos um retrocesso em Livramento a partir do momento em que as lojas não podem abrir nos feriados, também não podemos esquecer que não se repita nunhum direito trabalhista, onde somos sabedores que trabalhadores então muito bem amparados pela CLT e ninguem será obrigado a trabalhar, por isso, precisamos Avançar e Trabalhar para atrair empresas e turistas, ou continuaremos VIVENDO DO PASSADO APENAS!

VEREADOR DANÚBIO BARCELLOS - Reunião positiva e unidos somos mais fortes, hoje praticamente unanimidade de todos os vereadores e representantes pelo bem de Santana do Livramento e tenho a certeza que estamos caminhando para este bem comum que vai gerar empregos na nossa cidade. Todos nós queremos que a Havan venha para cá. Como pode pessoas dizerem que as pessoas vão ser escravizadas. Todos os dias recebemos pessoas pedindo emprego. Queremos gerar trabalho.

VEREADOR ULBERTO NAVARRO (GARRÃO) - Bem quero te dizer que sou favorável a tudo que venha trazer trabalhos para a nossa comunidade geral e tenho a convicção que todos os meus colegas vereadores também são favoráveis independentemente de sigla partidária.

As coisas tem que acontecer sim para que o nosso município venha a se desenvolver e sim estamos torcendo para que esse sonho se torne realidade.

VEREADOR LEANDRO FERREIRA - Acredito que desde que cumprinda a CLT e o acordo entre Sindicato e Empregador, somos parceiros pra que nossa Cidade com perfil e vocação pra Turismo, não pode ficar presa a um passado que tinha outro perfil econômico. E hoje implora que o Turismo venha trazer os tempos de Ouro, como foi nos tempos da cadeia da carne nos frigoríficos. Outra posição que sigo manifestando, trata-se de que os futuros empreendimentos que vierem abrir suas portas aos feriados, cumpram um escalonamento de Trabalhadores que possam gozar do seu descanso. Livramento precisa pensar que existem aproximadamente 25% estão sem trabalho e anualmente milhares vão embora e outros mais de 4mil são mão de obra temporária na maçã.

VEREADORA MÁRCIA DA ROSA - Minha posição em relação a empresa Havan é totalmente favorável,pois ninguém quer tirar direito de trabalhador que já é regulamentado pela CLT e Ministério do Trabalho, pois o direito do trabalhador é ganhar um salário digno que sustente sua família, que possa honrar com seus compromissos e trazer, mas infelizmente o entendimento do sindicato é o meu. O entendimento do sindicato não me agrada, pois para oferecer trabalho nos dias atuais, é trazer dignidade pra uma família. Não querer a instalação do grupo Havan é um retrocesso, é contribuir com o desemprego.

VEREADOR ANTÔNIO ZENOIR - Vivemos um momento único e de transformação, independente de vir a loja Havan para Sant'Ana do Livramento ou não, precisamos estar adequados e preparados para abrir as portas da nossa cidade para a evolução e o progresso e um passo para isso é permitir que as empresas possam abrir nos feriados sem ferir qualquer direito dos trabalhadores ou interferir na livre negociação do sindicato conforme a legislação vigente. Não podemos assistir passivamente outras cidades se desenvolvendo e recebendo grandes empreendimentos simplesmente porque temos medo da desacomodação e da ousadia de inovarmos. As lojas de Free Shops agora são questão de tempo e adequação na nossa fronteira e a liberdade de trabalho e as negociações sindicais farão nossa cidade alavancar no tempo. De maneira muita entusiasta e real ouvidos do Dep. Frederico Antunes que em abril ou maio já teremos a grande possibilidade do vôo inaugural dos vôos aéreos binacionais, o que vai impulsionar não só o transporte de passageiros, mas vai gerar uma enorme possibilidade de empreendedorismo em nossa região, ganharemos tempo, menor custo e as possibilidades reais de crescimento tão esperado e desejado por nossa comunidade. Temos um Município com dificuldades financeiras e com poucas possibilidades de emprego, as flias estão indo embora da cidade por falta de oportunidades, então esta é a hora da mobilização e união de todos em prol de um único objetivo: o progresso ea melhoria das condições de vida das pessoas. Só lamento que o Sindicato dos comerciários está distorcendo esta intenção de mudança na legislação municipal de abertura do comércio nos feriados e tem feito colocações desrespeitosas e agressivas contra os vereadores que só desejam um futuro melhor para nossa cidade e para quem não tem emprego.

VEREADOR CARLOS NILO - A pauta é sempre em busca do melhor caminho para o trabalhador, para o desenvolvimento da cidade e para geração de empregos, que é o que mais precisamos no momento. O caminho está sendo trilhado para que possamos receber toda empresa que queira abrir suas portas em nossa comunidade e que traga, através do emprego, mais dignidade para nosso povo que há tempos está desassistido.Infelizmente o representante do Sindicato dos trabalhadores não demonstrou conhecimento sobre a necessidade do povo santanense e dos trabalhadores, demonstrando retrocesso em sua posição e argumentação. O Vereador Carlos Nilo reafirma que a retirada do Parágrafo Único do Art. 164 do Código de Posturas, irá permitir que empresas e/ou indústrias trabalhem aos finais de semana conforme rege nossa Constituição Federal. Como está escrito nosso Código de Posturas, hoje, é totalmente inconstitucional, pois proíbe alguém de abrir seu comércio, ou seja, somos a favor dos trabalhadores de Santana do Livramento, pois queremos geração de emprego e renda com respeito e dignidade ao cidadão santanense.

Todas as informações contidas foram retiradas do contato com os vereadores, entrevistas realizadas e por postagens nas redes sociais dos presentes na reunião, onde fizeram uma avaliação da pauta após o encontro.


156 visualizações

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções