Santa Cruz do Sul: Justiça libera churrascada de Ano Novo no Presídio


Depois do churrasco de Natal e das imagens de presos consumindo drogas dentro do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, uma nova comemoração deve ocorrer na casa prisional no próximo domingo, 31. Desta vez, os presos irão celebrar o Ano-Novo. O evento vai contemplar os 130 detentos das galerias C e D, que ficaram de fora da primeira festa, e acontecerá nos mesmos moldes da primeira confraternização.

Diferente, no entanto, foi a postura da administração da casa prisional, que solicitou permissão do Poder Judiciário para realizar o evento e teve o pedido acatado. A solicitação foi entregue à juíza plantonista Letícia Bernardes da Silva pela direção do Presídio Regional na tarde desta quinta-feira, 28. O Ministério Público foi informado sobre a decisão.

Conforme o promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz, Érico Barin, a alegação foi que a não realização do evento poderia causar um problema na segurança do local. O receio é que os detentos que não participaram da primeira festa, que estão nas galerias C e D, poderiam se revoltar pelo fato de não terem tido a mesma oportunidade dada aos detentos das galerias A e B.

“O MP solicitou que não se fizesse essas festas sem autorização judicial. Eles conseguiram. Agora vou aguardar que forneçam as informações sobre como foi o primeiro e como será o segundo churrasco”, explicou. O promotor espera que a administração da casa prisional explique quem participa desses churrascos, quem paga os alimentos consumidos e como é feita a segurança durante o evento. “Confio na boa fé do administrador que, desta vez, solicitou a liberação para a realização do evento. Mas ainda tem questões que precisam ser esclarecidas”.

Na quinta-feira, a Gazeta teve acesso a imagens dos detentos preparando drogas dentro do presídio. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou que o vídeo foi feito na instituição, mas não soube dizer quando isso aconteceu.

Fonte: Gaz.com.br


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo