• Clic RBS

Passagens intermunicipais estão mais caras a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (16) o valor da passagem dos ônibus intermunicipais de longo curso ficará mais cara no Rio Grande do Sul. A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) autorizou o aumento de 7,76% — mesmo valor fixado para despachos de encomendas via ônibus.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) chegou a propor um aumento menor, de 4,69%, mas a correção autorizada pelo órgão fiscalizador foi maior.

Conforme a Agergs, o cálculo levou em conta a variação do preço do combustível no último ano e o reajuste de salários, plano de saúde e vale-alimentação dos funcionários.

O reajuste atinge pelo menos 284 linhas, ou seja, em torno de 16% do total no Estado.

Fim de taxa

Na mesma decisão que informa o reajuste tarifário, a Agergs determina a "taxa de embarque de 11% deve ser paga apenas pelos passageiros que embarcam nas estações rodoviárias". Isso porque, dos 497 municípios gaúchos, apenas 255 têm terminais, com isso, muitos passageiros embarcam em paradas. Mesmo assim, eles pagam pela taxa destinada às estações sem utilizar o serviço.

A determinação de acabar com essa cobrança indevida veio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para acatar a medida, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou que vai implementar duas tabelas até novembro: uma cobrando as passagens de linhas direta, semi-diretas e executivas com embarque em estações e a outra com desconto de 11% para os usuários que utilizam paradas ao longo do trajeto.

Fonte: Clic RBS


0 visualização

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções