Trabalhando, assim os profissionais do SAMU comemoraram o dia do socorrista


Hoje, dia 11 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Socorrista, uma profissão de grande importância em todo país e, sem dúvidas, de grande destaque em Santana do Livramento, pois o serviço que é feito pela equipe de enfermeiros, motoristas e, principalmente socorristas do SAMU.

Socorrista é o profissional que atua no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência e, quando necessário, transporta o paciente com segurança e com acompanhamento profissional até a unidade de saúde mais adequada e no menor tempo possível.

Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o SAMU dispõe de acionamento fácil e gratuito pelo número nacional de urgências médicas, o 192. Através do primeiro contato, o primeiro passo é confirmar a solicitação e imediatamente uma equipe é enviada ao local para prestar os primeiros socorros às vítimas que necessitam de algum cuidado médico. Após esse primeiro atendimento, o paciente é encaminhado a um hospital ou Centro de Emergência, dependendo da gravidade.

Em Livramento, atualmente são 14 profissionais divididos por turnos que sob a coordenação do enfermeiro Leonardo Antunes se dedicam a salvar vidas dioturnamente.

Sempre questionados pela questão de demoras no atendimento em alguns casos, o SAMU conta com apenas uma ambulância para o serviço e as ligações não são feitas para Livramento, mas sim para Porto Alegre, na Central onde a atendente capta as primeiras informações e repassa para um médico. Após a confirmação da situação, se ela precisa mesmo, segundo o profissional médico, ai sim é informado a equipe de Livramento, que está sempre de prontidão.

O Sentinela acompanha o trabalho do SAMU e sabe que por mais que as dificuldades de salário, pois eles são profissionais como os demais, da Santa Casa de Misericórdia, a dedicação deles é integral quando se trata de salvar vidas. E este é o agradecimento da equipe do Sentinela, a equipe do SAMU de Livramento.