Rótulas são reestruturadas para facilitar o tráfego em Rosário do Sul


Ao passar pelas principais ruas da cidade é possível perceber o trabalho realizado nas rótulas de Rosário do Sul. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a revitalização visa melhorar o acesso e a trafegabilidade.

Conforme o secretário de Obras, Adriano Dornelles, as obras nas rótulas tem como objetivo melhorar o acesso. “Da forma que estava instalada, a rótula por vezes não cumpria com seu objetivo que é de organizar o trânsito nos locais onde estão postas”, explica o responsável pela pasta.

A revitalização consiste na instalação de blocos de concreto, produzidos na fábrica de tubos do município. No centro serão cultivados canteiros.

Regra de circulação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: no caso de uma rótula, a preferência é de quem chegar primeiro. Ainda assim, é comum alguns motoristas se atrapalharem.

De acordo com o artigo 29 do CTB, tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.

Em Rosário do Sul foram implantadas oito rótulas.


28 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções