Decreto confirma 18 de março como Dia Municipal do Demolay


Na manhã deste sábado (18), jovens que fazem parte da Ordem Demolay, acompanhados de autoridades maçônicas, além do Prefeito Municipal Solimar "Ico" Charopem, da Vice-Prefeita Mari Machado estiveram presentes na Câmara de Vereadores para a solenidade de homenagem a Ordem Demolay e instituição do dia 18 de março como dia do Demolay em Livramento, dia proposto pelo vereador Marco Monteiro e aceito por unanimidade pelos demais legisladores.

Há quase 18 anos em Livramento, a Ordem Demolay representada pelo Capítulo 433 esteve presente em grandes ações de benemerência dos dois lados da Fronteira. Sempre trabalhando em sigilo, os jovens de 12 a 21 anos são discretos em seus trabalhos mas grandes nas obras de caridade, sendo lembrados no Estado e levando o nome de Santana do Livramento até Brasília onde foi descrita como um dos 10 melhores capítulos do Brasil.

Em suas palavras, o vereador Marco Monteiro, lembrou da importância dos jovens em fazer o bem que que ao conhecer a Ordem Demolay viu que além dos jovens de bons princípios, os adolescentes não se contentam em guardar os bons ensinamentos, mas contaminam de uma forma positiva as pessoas e em principal seus amigos para que as boas ações sejam parte do dia a dia.

Após homenagens, todos os presentes na Câmara de Vereadores foram até a praça General Osório onde uma placa foi inaugurada pelo Prefeito, a Vice Prefeita e os membros da Ordem Demolay.

Ao final, todos confraternizaram em um almoço realizado na Loja Maçônica Saldanha Marinho.

O que é a Ordem Demolay?

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização para-maçonica fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[carece de fontes], oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização. São 7 preceptores, uma tríade, e outros cargos.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem DeMolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países como Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Ordem DeMolay no Mundo

No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 24 de março (um fato que deve ser levado em consideração é que embora a Ordem DeMolay tenha sido criada no dia 18 de março de 1919, a sua comemoração é feita seis [06] dias depois, afim de que a data possa coincidir com o martírio de Jacques de Molay). Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 24 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.


346 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções