No centro e nos bairros, Exército e Vigilância se mobilizam no combate à Dengue


Na manhã desta sexta- feria (10), o Exercito Brasileiro em parceria com a Vigilância Sanitária, esteve percorrendo o bairro Armour, em busca de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, e de suas larvas, que se proliferam em locais com água parada.

No centro da cidade foram colocados cartazes avisando sobre o perigo do mosquito, e com as dicas de como prevenir a proliferação do mosquito, e por consequência, a dengue.

O QUE É O AEDES AEGYPTI?

De acordo com a página Dengue.org.br, é o mosquito transmissor da dengue, estes proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.). Eles podem picar durante o dia e a noite. Mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Foto: Reprodução/ Google

MODO DE TRANSMISSÃO: A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. (Dengue.org.br)

COMO COMBATER O MOSQUITO:

A melhor forma de se combater mosquito, é combater os focos de acumulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. (Dengue.org.br)

Foto: Reprodução/ Google

#mosquito #dengue #combate #vigilancia #vigilanciasanitaria #aedesaegypti

187 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções