Bolo Veludo Vermelho


Receita nova!! Confere aí!

Bolo Veludo Vermelho

Uma breve explicação dessa receita: Veludo Vermelho (Red Velvet em inglês) é um bolo popular que ganhou reconhecimento ao decorrer da Segunda Guerra Mundial, onde com o racionamento dos alimentos, as pessoas iniciaram o preparo de bolos com a ajuda de um corante natural, a beterraba, colorindo a massa com um tom avermelhado.

Nos dias de hoje, algumas receitas começaram a adquirir coloração avermelhada também com a ajuda de corantes. A receita original leva um recheio a base de cream cheese, com um leve toque de baunilha. Demais né ?

Com alguns detalhes diferentes, apresento aqui uma receita de Veludo Vermelho um pouco "abrasileirada", mais acessível e tão boa quanto a original. "Bora" conferir?

Ingredientes...

...para o Pão de Ló: - [ ] 10 ovos - [ ] 10 colheres de sopa de farinha de trigo - [ ] 10 colheres de sopa de açúcar cristal - [ ] 10 colheres de sopa de chocolate em pó - [ ] 1 colher de chá de fermento em pó - [ ] 3 colheres de sopa de corante vermelho em gel

É só contar até 10! Separar as claras das gemas. Bater às claras na batedeira até atingir ponto neve(1). Apos, acrescentar as 10 gemas junto às claras em neve e continuar a bater, até criar consistência de um creme fofo amarelinho. Reduzir a velocidade da batedeira e adicionar o açúcar e a essência de baunilha na mistura. Após, seguir o processo acrescentando a farinha e o chocolate em pó. Depois da mescla de todos os ingredientes citados, adicionar o corante e o fermento em pó(2) e misturar a mão até a massa ficar homogênea.

DICAS: (1) - Para saber ao certo o ponto da clara em neve, basta virar cuidadosamente a tigela de ponta cabeça. Se permanecer firme e não escorregar da vasilha, esta pronta para seguir seu rumo! (2) - Quando a receita conter leite ou agua, ou precisar muito da batedeira (como essa receita), é indicado sempre deixar para colocar o fermento por último, pois pode ocorrer a perda dos componentes e a inutilização do mesmo.

...para o recheio: - [ ] 3 latas de leite condensado - [ ] 6 colheres de sopa de manteiga ou margarina

Nosso famoso branquinho! Dispor as tres latas de leite condensado em uma panela juntamente com as seis colheres de manteiga ou margarina. Levar ao fogo médio, sempre mexendo com a ajuda de uma espátula para não haver riscos de trazer as raspas dos famosos "queimadinhos" junto com o creme. Mexer até ferver, até inclinar a panela e ver que a mistura se desgrudou do fundo da panela.

DICA: Fica sempre mais fácil fazer doces como branquinho ou brigadeiro um dia antes de executar o restante da receita, deixando assim o doce esfriar em temperatura ambiente.

...para a cobertura: - [ ] 1 bandeja de morangos - [ ] Açúcar confeiteiro - [ ] 1 saco para confeitar descartável - [ ] 1 bico de confeitar modelo pitanga

MONTAGEM:

Com algum objeto de circunferência pequena/media, cortar de quatro a cinco discos do pão de lo. Dispor o primeiro disco no prato e logo acrescentar a primeira camada de branquinho. Repetir o processo até completar o bolo. Para decoração final, com a ajuda de um bico de confeitar, preencher todos os espaços entre as camadas, igualmente no topo do bolo. Hora da criatividade! Decore com morangos e, se pintar outras ideias, arrisque! Um toque de açúcar confeiteiro por cima fica show de bola e dá vida e "chiqueza" pro teu bolo.

Gostou?! Deixa teu like e compartilha com teus amigos!!


128 visualizações0 comentário

© Copyright 2019 Sentinela 24h. Desenvolvido por Gath Soluções