123,5 mil não tomaram a 2º dose da vacina contra Covid no RS

O Rio Grande do Sul tem 123.514 mil pessoas aptas a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 que ainda não compareceram aos pontos de vacinação.


O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde, com base nos números do Vacinômetro, na terça-feira (13).

Em todo o país, são cerca de 1,5 milhão de brasileiros que tomaram a primeira dose das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca e devem comparecer aos postos de vacinação para a segunda aplicação para garantir a completa eficácia do imunizante.


Durante a divulgação desses dados, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, pediram que a população complete o esquema de vacinação.


Relatórios de prefeituras

Atualmente o Rio Grande do Sul é a unidade federativa que mais vacinou contra a doença no estado. Segundo o vacinômetro estadual, 35.6% do grupo prioritário já recebeu a 1º dose do imunizante, mas quando observado a porcentagem da 2º dose, esse número cai para 8,4%.


Para resolver a situação, o governo do estado quer que as prefeituras busquem essas pessoas que não foram receber a segunda dose da vacina.


A partir dessa semana, a administração estadual enviará relatórios gerados a partir de informações do Programa Nacional de Imunizações para as prefeituras. A previsão é que os documentos sejam enviados semanalmente.


"Tomem a segunda dose, a vacina só está completa quando o esquema vacinal está completo, que é primeira e segunda dose. Então, mesmo com atraso, é preciso tomar", explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Foto: Divulgação / Governo do RS

58 visualizações0 comentário